sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Mineiros chilenos lutam com problemas financeiros e psicológicos


Eles foram regado com presentes e dinheiro, mas um ano depois do colapso, muitos dos 'Los 33' estão em situação de pobreza
Chileno mineiro Alex Vega

 


Muitos dos mineiros chilenos resgatados em uma operação de alto nível no ano passado estão agora em situação de pobreza. Foto: Ho / Reuters
Quando a mina de cobre San Jose ruiu em 5 de agosto do ano passado, os 33 homens presos no subsolo estavam convencidos de que eles iriam morrer de fome lentamente. Mas dois meses depois, uma broca atravessou para o seu refúgio a 700 metros abaixo do solo, e, após uma operação de resgate minucioso, eles acabaram por ser transportados para a superfície antes de câmeras de televisão de todo o mundo.
Para uma breve, momento, glorioso, "Los 33" se tornou um símbolo de unidade e de fé, seu resgate uma parábola quase inacreditável de sobrevivência contra as probabilidades. Os homens se tornaram grandes estrelas: eram animados por 75.000 torcedores no estádio de Wembley e convidou a todos as despesas pagas viagens à Disneylândia, Israel e Grécia.
Um ano após o desmoronamento, no entanto, a maioria tem sido devolvidos à pobreza, e alguns são até mesmo pior do que antes do desastre. Vários estão lutando com o trauma psicológico e físico de sua provação, e todos estão lutando com as bênçãos mistas trazida por instante - e não procurados - fama.
"Nós estávamos como estrelas do rock. As pessoas subiam em árvores para nos ver", disse Samuel Avalos, que só tinha vindo a trabalhar na mina por alguns meses antes do colapso, e agora voltou a venda de CDs piratas na rua.
Após o resgate, todas as 33 motos recebeu livre da corporação Kawasaki, e cerca de $ 15.000 (R $ 9.000) a partir do Chile empresário Leonardo Farkas, mas o dinheiro já há muito esgotado. Renda apenas regulares Avalos é um 500 dólares mensais deixar exame médico, menos de metade do seu salário na mina. "Você vai comprar a minha moto?" , pergunta ele, mid-entrevista. "Ou eu tenho uma bandeira assinada por todos os 33 mineiros. Quanto é que vale a pena?"
Outro mineiro, Osman Araya usou parte de sua $ 15.000 para comprar uma van e agora vende verduras no mercado de Copiapo. Dario Segovia, um operador de furadeira anterior, vende frutas no mesmo mercado. Araya foi recentemente crítica de sua colega mineiros e lançou uma chamada deliberada ajuda quando ele disse ao jornal chileno La Tercera, que "nem tudo está bem com o 33".
Muitos têm problemas psicológicos e médicos, disse o Dr. Jean Romagnoli, um médico liderança na operação de resgate.
"Eles estão tomando parte superior, downers, estabilizadores, acho que eles são mais prescritos ... Eles não entendem por que eles estão tomando, mas eles estão fartos de comprimidos", disse ele. "Não é comprimidos que precisam, mas as ferramentas para lidar com a fama e as ferramentas para se renovar."
Tratamento psicológico foi coordenada pelo governo e uma empresa de seguros privados de saúde, mas muitos mineiros encontrar o tratamento insuficiente, e os membros da família dizem que devem ser incluídos nas sessões.
Um punhado dos mineiros - incluindo o gregário Mario Sepulveda, que atuou como porta-vozes dos mineiros em vídeos eles gravaram underground - construíram carreiras dando discursos e aparições públicas, mas a maioria está sofrendo de problemas financeiros e psicológicos. "Eles estão prestes a chegar tempos muito, muito difícil", disse Romagnoli, que está em contato estreito com muitos deles. "Eles não sabem como vão passar o próximo mês."
Yonni Barrios, o mineiro que serviu como um médico para seus companheiros - e ganhou notoriedade quando tanto a sua esposa e amante apareceu no resgate - agora tem silicose, uma doença pulmonar irreversível.
No mês passado, o produtor Mike Medavoy anunciou que ele havia comprado os direitos de sua história. Detalhes do acordo não foram divulgados, mas a filmagem está prevista para começar em 2012.Medavoy disse que vai se concentrar em apenas alguns dos 33 homens, mas um contrato que assinou com os mineiros seus advogados em dezembro passado estipula que todos eles vão compartilhar receitas certas - incluindo qualquer livro autorizado, filme ou testemunho coletivo.
Enquanto isso, os homens estão esperando para receber assentamentos de duas ações: uma contra o governo por permitir que a mina inseguro de permanecer aberto depois de anos de avisos e um contra os proprietários de minas. Eles estão buscando cada 541.000 dólares do governo e uma quantidade indeterminada da empresa.
Quando a notícia quebrou no mês passado que os mineiros planejada para processar o mesmo governo que havia organizado a operação de resgate estimado em US $ 11 milhões, foram denunciados como ladrões de dinheiro. Eles atiraram de volta que só teve de ser resgatado, porque a mina estava tão desatualizado, com condições de trabalho inseguras há muito reconhecido pelo governo.
Esse argumento foi repetido por políticos locais, como Brunilda Gonzalez, prefeito de Caldera, que disse que o governo ainda não estava prestando atenção suficiente aos regulamentos de segurança.Ela prometeu boicotar uma cerimônia comemorativa organizada pelo Presidente Sebastian Piñera na sexta-feira em Copiapo. "Nós, como um município não vai participar porque tudo isso é uma media e mostrar político", disse ela.
Araya também disse que não vai assistir às cerimónias oficiais, pois os outros sobreviventes não conseguiram honrar um pacto para compartilhar receitas de palestras e palestras motivacionais. "Eu quero me separar de tudo isso. Eu não estou participando de nada, porque me dói ver como [os outros sobreviventes] têm se comportado. Eles estão apenas olhando para as câmeras de TV", disse ele.
Romagnoli lamentou que os homens não haviam sido convertidos em embaixadores da segurança dos trabalhadores. "Em qualquer outro país teriam sido heróis nacionais ... construindo a imagem do país ao redor do mundo. Por que eles foram abandonados?"

Vivendo fama prova é uma faca de dois gumes

Mario Sepulveda
O líder carismático, que atuou como porta-voz do 33 em seu vídeo de metro tomou seu show acima do solo. "Super Mario" agora dá palestras em todo o mundo. No Chile , ele voluntários em escolas em áreas pobres, dando palestras motivacionais. Criticado por outros mineiros para tirar a parte de leão do dinheiro, ele parece um natural em seu novo papel de showman.
Omar Reygadas
O veterano de mineração calma levou um dos três turnos de metro, foi nomeado porta-voz oficial para a 33 homens, e tem viajado muito para fazer discursos. A ex-líder sindical, Reygadas foi fundamental na organização dos assuntos dos mineiros financeiro.
Franklin Lobos
A ex-futebolista profissional, Lobos foi o único dos 33 para ter uma idéia da espada de dois gumes que é a fama. Sabiamente limitar sua exposição à mídia, que ele escolheu para reconstruir sua vida com seu primeiro amor - o futebol. Lobos hoje viaja para o estrangeiro convidado como convidado da Fifa e trabalha em tempo integral em um clube de futebol chileno.
Edison Pena
O corredor que dirigia a Nova York maratona e apareceu brevemente no show Letterman é dividido entre a alta tensão interpretações de canções de Elvis e do trauma do calvário. Voláteis em entrevistas, Pena sofreu profundamente dos efeitos psicológicos de seu aprisionamento.
Mario Gomez
Aos 63 anos, Gomez era o mais velho dos mineiros e teve dificuldade em respirar antes mesmo de um colapso rocha maciça preso a ele no fundo da mina de San Jose. Hoje ele é diagnosticado com mais silicose avançada e provavelmente será colocado em pensão completa médica logo. Apesar de mais de 50 anos trabalhando como mineiro, Gomez não podem mais evitar a flashbacks do colapso. Sua família fica sempre perto, permitindo Gomez o apoio que ele precisa.
Yonni Barrios
Ridicularizado pela imprensa por ter um amante e uma esposa esperando por ele topside, Barrios foi sitiada por ofertas bizarro para capitalizar sobre sua infidelidade, incluindo uma oferta de 100.000 dólares se ele iria deixar a sua amante e voltar para sua esposa. Bem como os paparazzi, Barrios é perseguida por invadir problemas pulmonares. Portadores de silicose, ele agora está proibida de trabalhar nas minas e dirige uma empresa de sua casa em Copiapo, a cidade perto da mina desabou.
Fonte:http://www.guardian.co.uk

  

 Veja o resgate do primeiro mineiro: Florencio Ávalos Silva


 
Vídeo do youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário