segunda-feira, 1 de junho de 2020

Icapuí: pescadores de lagosta voltam ao mar

   Imagem retirada da internet  


 >Os pescadores da região de Icapuí que trabalham na captura da lagosta comemoraram os minutos iniciais do dia 1 de junho de 2020, nas diversas praias do município que servem de porto, como Tremembé, Quitarias, Barra Grande, Barrinha Barreiras Peroba, Redonda, Ponta Grossa e Retiro Grande. A referida data marca o fim do período de defeso e dá início  a pesca do crustáceo.   

Conversando com alguns pescadores da região, percebemos o quanto estão ansiosos para retornar à atividade pesqueira.  O pescador Francisco José da Silva, 38 anos, revelou: “Nesses últimos dias a gente não pensa em outra coisa, estou aqui ajeitando esse material [de pesca], mas a mente é lá fora [no alto mar], até na hora de dormir, fico pensando na pescaria da lagosta. E acho que vou fazer boa pescaria, e meus amigos também, se Deus quiser, pelo menos nesses primeiros meses”.  


   Imagem retirada da internet


O período do defeso da lagosta para grande parte dos pescadores da região de Icapuí foi atípico em 2020. Durante esse período vários pescadores se ocupam em outras atividades para complementar sua renda familiar, enquanto sai o dinheiro do seguro desemprego, além daqueles que não obtém o benefício por outros motivos. Com o surgimento do coronavírus no Brasil e, posteriormente,  as medidas decretadas pelo governador e o prefeito visando conter o avanço da doença na região, ficou impossibilitado aos pescadores a realização de outras atividades com remuneradas.



                          
                                         Imagem retirada da internet

O atual presidente da Colônia dos Pescadores Z-17 de Icapuí, Adailton José de Lima (mais conhecido como Preguinho), demonstrou certo otimismo para temporada de pesca que teve início hoje: "Espero um ano de fartura e abençoado, porém, sabemos da problemática em que o mundo se encontra [pandemia do Coronavírus], e mesmo em meio a perspectiva de preços para a lagosta, precisamos trabalhar e trazer para nossas casas [família] o nosso único sustento, que vem do mar... nossa única fonte de renda, desejando um ano de paz e bonança para todos os que fazem e vivem da pesca”, afirmou Preguinho.

 Após seis meses de paradeiro, como é conhecido o período de defeso da lagosta aqui em Icapuí, mais de 400 embarcações entre lanchas, botes e jangadas vão ao mar, as quais estão tripuladas por aproximadamente 1600 pescadores. Conforme informação da Colônia  Z-17, apenas 324 embarcações estão habilitadas para exercer a atividade lagosteira esse ano.


Ivan Souza


Nenhum comentário:

Postar um comentário