domingo, 5 de outubro de 2014

Prefeitura e Sindicato esclarecem dúvidas sobre o ICAPREV

10718373 591999824239048 2004489774 o - CopiaO prefeito municipal, Jerônimo Reis, e o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí - Sindserpumi, Celestino Cavalcante, participaram nesta segunda (29/9) de entrevista na Rádio Educativa FM esclarecendo dúvidas sobre o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Icapuí - Icaprev.
A conversa com o apresentador Jota Gomes foi pautada principalmente nas "ameaças e desafios" do Fundo Municipal de Previdência. Outro ponto debatido foram as medidas adotadas pelo governo municipal atual visando garantir a estabilidade financeira da instituição.
O Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Icapuí, Icaprev, trata-se de um fundo de aposentadoria e concessão de benefícios sociais dos servidores públicos municipais. O órgão é responsável pela administração das contribuições previdenciárias dos servidores efetivos da prefeitura, explicou o prefeito Jerônimo Reis. O mesmo salientou que o governo municipal tem cumprido com os repasses mensais feitos à entidade, inclusive tendo sido aumentados em consequência da admissão de novos servidores concursados, garantindo assim a solidez financeira para custear as aposentadorias e outros auxílios concedidos aos servidores.
Quanto a relação entre a prefeitura e as entidades de classe e de fiscalização, Jerônimo afirmou considerar de extrema importância as parcerias existentes entre o governo municipal e o Sindicato e as instituições que o fiscalizam. Para ele, isso permite um diálogo mais enriquecedor e proporciona um maior aprendizado diante da complexidade que é a gestão pública. O Sindicato, por sua vez, é o canal direto entre os servidores e a gestão municipal, sendo o meio mais eficaz na hora das reivindicações, disse. 
O presidente do Sindserpumi, Celestino Cavalcante, esclareceu algumas dúvidas e apresentou detalhes técnicos de como funciona um regime próprio de previdência - caso do Icaprev - e quais as vantagens na adoção deste regime para os servidores icapuienses. O fato de o Icaprev está mais próximo do servidor gera uma facilidade de acesso e compreensão dos direitos dos servidores, acrescentou. Celestino demonstrou preocupação com a fragilidade a que os recursos do Fundo de Previdência estão submetidos. Segundo ele, é importante manter o acompanhamento das atividades do Icaprev para coibir qualquer mau uso destes recursos por parte de algum gestor mal intencionado.
O Sindicato tem se preocupado também em manter seus filiados, e demais interessados no assunto, informados sobre previdência social, direitos e deveres dos servidores e possibilidades de aposentadoria. Para isso, frequentemente, realiza seminários no município afim de dirimir tais dúvidas, concluiu Celestino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário