sexta-feira, 23 de maio de 2014

José Airton se manifesta com repúdio ao preconceito contra nordestinos vítimas de acidente no Estado

O deputado federal José Airton falou hoje (21) no plenário da Câmara dos Deputados sobre o lamentável acidente ocorrido no Ceará no dia 18 e repudiou as piadas que aconteceram nos sites noticiosos do país.

Foto: Deputado José Airton faz pronunciamento sobre a passagem dos 57 anos de Groaíras

O deputado federal José Airton falou hoje (21/05)  no plenário da Câmara dos Deputados sobre os 57 anos de emancipação política do município de Groaíras. "Venho aqui registrar a passagem dos 57 anos de emancipação política do município de Groíras no Ceará, nesse 23 de maio, o município foi emancipado no ano de 1957. Parabenizo toda população local em nome do prefeito Adail Melo que vem realizando uma excelente gestão", disse José Airton. 

Em 1929 Groaíras tornou-se distrito sobralense, ainda sob o antigo nome Riacho do Guimarães. Em 1938, Riacho do Guimarães reduziu o nome para Guimarães, e no mesmo ano, é anexado pelo município de Cariré. Em 1950 Guimarães muda o nome para Groaíras. Em 1957 Groaíras se emancipa de Cariré.
A Secretaria de Assistência Social, segurança e do trabalho está realizando uma agenda cultural com vários eventos no município. Nessa Quinta-feira (22) acontecerá a Feira Cultural da Secretaria de Educação e na Sexta-feira o hasteamento da bandeira, além da realização da 15ª Copa 23 de maio de Futebol Masculino – 1º e 2º quadro.

O deputado finalizou também parabenizando as escolas, Nossa Senhora do Rosário, com o 5º Ano, da Professora Edite Ponte e a Escola Noélia Ximenes Parente com o 2º Ano da Professora Eliane Azevedo e 5º Ano da Professora Clemilda Alves que receberam ontem o prêmio "Escola Nota Dez.“Venho aqui nessa tribuna, primeiro para me solidarizar com os familiares das vítimas do acidente de ônibus no Ceará, segundo para dar meu repúdio à conduta racista de internautas que teriam feito comentários discriminatórios contra nordestinos em sites de notícias sobre o acidente envolvendo um ônibus da Viação Princesa dos Inhamuns na na BR- 020 em Canindé (CE), ocorrido no último domingo (18) e que deixou 18 mortos”, disse o deputado.

José Airton também lembrou que esse era um momento de dor, em que seres humanos perdem a vida tragicamente, por isso é inaceitável piadas de qualquer grau, ainda mais lamentável sendo sobre racismo. Foram dezenas de comentários com insultos a nordestinos nos portais de notícias.
“Dou meu total apoio ao Ministério Público Federal no Ceará que instaurou, na última segunda-feira, 19 de maio, um procedimento administrativo criminal para investigar a conduta desses internautas. Em Fortaleza, o vereador Leonelzinho Alencar solicitou, na manhã desta terça-feira (20), no plenário da Câmara Municipal, que seus pares aprovem uma nota de repúdio à conduta racista de internautas que teriam feito comentários discriminatórios.

O procurador da República Edmac Lima Trigueiro é quem vai investigar o comportamento dos internautas e deve pedir a quebra do sigilo telemático dos usuários suspeitos para identificar o IP dos computadores de onde foram publicados os comentários discriminatórios. O caso poderá sere enquadrado como crime de racismo, que prevê pena de dois a cinco anos de prisão”, disse.

Fonte: Blog do Roberto Moreira/DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário