segunda-feira, 3 de junho de 2013

Conheça as lendas locais da comunidade de Retiro Grande - Icapuí


Contam os pescadores de um pequeno vilarejo de Icapuí , chamado Retiro Grande, que existe no fundo do mar uma belíssima sereia. Nessa mesma vila mora Mariana, moça afoita e também vaidosa. Mariana adorava se banhar no mar com suas amigas, principalmente nas manhãs seguintes às tempestades, pois dizia que o mar se assentava em calmaria. Pois foi em um desses dias que sua história virou lenda. 
Estava a moça tranquila a se banhar, quando de repente escutou um canto estranho e encantador. Antes mesmo que desconfiasse, Mariana sentiu um vento forte que vinha por trás de seus cabelos e que entrou por entre a boca. E ao arregalar os olhos viu a linda sereia de cabelos loiros afundando lentamente. Ainda assustada, a moça pôs as mãos na boca e percebeu que estava sem o seu dente de ouro. 
Ao voltar para casa alarmou a todos e durante dias os pescadores procuraram pelo dente de ouro de Mariana. Até que um dia, o pretendente da moça, mergulhando em busca do dente, viu que a sereia havia enfeitado sua calda com ele. A partir daí encerraram-se as buscas.
Desde então, Mariana nunca mais tomou banho de mar, e sempre que os pescadores veem um brilho em alto mar, acreditam ser a sereia com o dente de ouro de Mariana sua cauda.
História contada por dona Santa, inspirada em fatos verídicos.

O Juazeiro amaldiçoado
Segundo contaram os avós do vilarejo de Retiro Grande, em Icapuí, um padre muito altivo vinha em seu cavalo branco, como de costume, rezar a missa dominical. Durante o caminho, não se sabe se por descuido, ou por pirraça da natureza, o sacerdote esbarrou feio num galho de juazeiro. O padre, bastante irritado, amaldiçoou a árvore.
Desde desse dia, quem passa no local, jura ver um cavalo branco, ouvir uivos, escutar passos, se arrepiar, entre outras assombrações.
História contada por Rosamaria, inspirada em lenda local.

A história do baú encantado
Debaixo do pé de cajueiro, escondido Retiro Grande, existe um baú encantado. Nesse baú estão guardadas três princesas. Contudo, quem passa pelo local avista apenas três cobras. Somente os homens e mulheres de coragem podem reconhecer (ou ver) as princesas do baú encantado. Isso porque coragem é mérito de poucos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário