domingo, 28 de abril de 2013

População de Barreiras da Sereia vive um momento de tristeza e de indignação


Os moradores da praia de Barreiras da Sereia estão muito descontentes com o tratamento que a Prefeitura Municipal de Icapuí vem dando a comunidade, no que diz respeito ao problema do acesso da população local. Há um clima até mesmo de revolta, você pode ver isso estampado no rosto de vários moradores. Veja o depoimento de um dos moradores que sente o problema bem de perto, o qual pediu para não ser identificado.
Foto: Ivan Souza

A situação aqui já não era boa, mas começou a ficar mais complicada no decorrer do ano passado, quando as marés começaram a cortar a passagem dos carros em seguida da gente, entrou o ano novo (2013) e a coisa só piora. O prefeito, os vereadores e deputado, nos visitaram aqui e até fizeram reunião com agente, mais até esse momento nada melhorou pra nós, pelo contrário, até piorou, com aquela chuva grande que caiu na semana passada complicou mais ainda a nossa vida (situação). Até a pé ficou difícil de a gente sair de casa, pra bodega ou pra igreja, na noite é perigoso agente tomar uma topada... Acho que os homens (representantes políticos) se esqueceram da gente, mas nós existimos, choro... E não mais conseguiu  falar sobre o assunto.

Já faz mais ou menos uns treze anos que a maioria das famílias daquela comunidade vem sofrendo em função do avanço do mar, e agora mais recentemente, as enxurradas, provocadas pelas chuvas fortes, só ampliou ainda o sofrimento de alguns moradores.

Segundo os moradores da região, nesse espaço de tempo (treze anos), o poder público local fez muito pouco para conter o problema do avanço das marés na região, o que garantiria a fixação das residências e o acesso dos populares.

O que de fato foi feito pela Prefeitura Municipal de Icapuí naquela região nesse período de 13 anos, para conter o avanço do mar?

·         Uma mureta de aproximadamente 40m de comprimento nas proximidades da barraca e posada de Zé Mariano (final dos anos noventa), na gestão de Dedé Teixeira.
·         Foi feito um paliativo na altura do tope (praia), um estirão com 600m de comprimento por 0,8m de altura, todo de pedra calcário sobre uma lona de plástico preto, seguido de um aterro com areia vermelha por toda extensão, tendo início junto da antiga casa de Raimundo Nocente até nas proximidades da casa de dona Vilanir Rodrigues, (junho/2004), na gestão de Dedé Teixeira;
·         Foi construído um paredão com aproximadamente 170m de comprimento por 2m de altura, com pedras grandes (acima de uma tonelada) com base de fixação em concreto, e paralelo ao paredão foi construído um calçadão para pedestres com pedra portuguesa, e o acesso para carros em paralelepípedo. O espaço construído fica no intervalo entre as residências de João Rodrigues da Silva a de Carlos de Zé Leôncio. Primeira Gestão de José Edilson da Silva (2008).
       Foi feito uma cerca com estacas de carnaúba (logo após o final do calçadão), preenchida com sacos de areia ou com pedras, e posteriormente feito um aterro com areia vermelha ou com caraco da salina, numa extensão de 50 metros. No período do governo de transição até 2013.


Ontem por volta do meio dia o prefeito de Icapuí Jerônimo Reis visitou um dos pontos críticos de Barreiras da Sereia, trata-se do pé da ladeira que dá acesso para a Vila Nova, onde se encontra algumas valas profundas, oriundas das chuvas fortes ocorridas recentemente na região de Icapuí. Segundo informação de moradores do local afetado, o prefeito disse que amanhã, segunda-feira (29/04/13) estará enviando uma equipe com pá mecânica e caçambas para fazer a terro da região atingida nas imediações da subida para a Vila Nova, a começar nas proximidades da casa do senhor Chico Henrique.

De acordo com o que presenciamos o trabalho a ser realizado pela Prefeitura nesta segunda-feira, será um paliativo de curtíssima duração, pois se trata do aterro confronte a ladeira, citada anteriormente, pois o mesmo deverá ser dissolvido através da próxima chuva forte que houver. Na nossa visão e de muitos dos moradores  da comunidade, entendemos que, melhor seria a conclusão da drenagem (que encontra-se estagnada), para evacuar toda água oriundas das chuvas, e posteriormente a realização do referido aterro.

Por Ivan Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário