segunda-feira, 29 de abril de 2013

Erosão no litoral cearense é tema de audiência na Assembleia na segunda


Litoral CearenseLitoral CearenseFoto: Divulgação
Atendendo a requerimento do deputado Dedé Teixeira (PT), a Assembleia Legislativa realiza, nesta segunda-feira (29/04), audiência pública para discutir o avanço do mar e a erosão costeira nos municípios do litoral cearense. O debate acontece no Complexo de Comissões Técnica da Casa, a partir das 14h.
De acordo com Dedé, a cada ano, a costa cearense perde até sete metros da faixa litorânea, resultado do avanço do mar. Em 2012, o agravante foi a seca, que comprometeu ainda mais as faixas de praias que já têm histórico de degradação do meio ambiente como consequência da erosão.
“A explicação decorre do fato de o ambiente ter sofrido com o período da seca. Quando não chove, os ventos são mais fortes e há uma maior geração de ondas altas e transporte de areia na faixa litorânea”, acrescenta o petista. Também de acordo com ele, essa areia não é reposta, uma vez que não é mais levada pelos rios, agora secos ou com baixo volume de água.
“Isso provoca erosão tanto no sertão como nas praias. A água também passa a ficar mais parada nas barragens, impedindo assim o tráfego dos sedimentos”, explicou o parlamentar.
Foram convidados para a audiência o Instituto de Ciências do Mar da UFC (Labomar), a Secretaria do Patrimônio da União no Ceará, a Semace, o Ibama, vereadores das câmaras municipais, prefeitos e representantes de prefeituras do litoral cearense, além de associações de moradores, de bugueiros, barraqueiros e comerciantes das cidades da costa. 
RT/JU
Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário