terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Otimismo de empresas do Ceará na Fruit Logistica (na Alemanha)

Na Alemanha, feira do segmento de fruticultura atrai mais de duas mil companhias de quase 100 países

Berlim (Alemanha).
 Entusiasmados pelos sinais de reanimação da economia europeia, onde estão localizados seus principais clientes, produtores e exportadores cearenses de frutas mostram-se otimistas em relação à edição 2013 da Fruit Logistica, maior feira mundial do setor, que será aberta hoje, 5, no Messe Berlim, nesta capital, um dos maiores centros de eventos da Europa.


A feira traz intensa programação técnica, com aulas práticas, palestras e conferências sobre todos os assuntos ligados à hortifruticultura FOTO: DIVULGAÇÃO

Neste ano, estarão presentes à feira 2.580 empresas expositoras de quase 100 países dos cinco continentes. No ano passado, foi batido o recorde de visitantes - 56 mil pessoas. Desta vez, a expectativa dos organizadores da Fruit Logistica é de que perto de 60 mil pessoas - a maioria profissionais dos setores abrangidos pelo evento - a visitarão durante os três dias da mostra, que terminará sexta-feira, 8. Para cobri-la, estão credenciados quase 900 jornalistas.


País convidado


O Peru - maior produtor e exportador mundial de aspargos, segundo maior produtor de abacates e o terceiro fornecedor de bananas orgânicas - será o que na Fruit Logistica se denomina de País Convidado.

Os peruanos farão a festa de abertura da feira, que - paralelamente à exposição de frutas e hortaliças - terá, como das vezes anteriores, uma intensa programação técnica, com aulas práticas, palestras e conferências sobre todos os assuntos ligados à hortifruticultura.

Logística

Mas não só produtores de frutas participarão da Fruit Logistica. As maiores empresas mundiais de navegação, as grandes transportadoras rodoviárias, os mais famosos escritórios de logística e, ainda, multinacionais da indústria de embalagens também terão seus estandes. A Maersk e a Hamburg Sud, gigante dos mares, cujos navios escalam os portos de Mucuripe e Pecém, no Ceará, terão grandes e confortáveis estandes para receber seus clientes do mundo todo.

O empresário Carlos Prado, sócio majoritário e presidente da Itaueira, que há vários anos participa da Fruit Logistica, desembarca hoje em Berlim, acompanhado dos seus filhos e sócios Adriana e Tom Prado, que com ele dividirão uma extensa agenda de reuniões com importadores europeus, vários quais já são tradicionais clientes de sua empresa, cujos campos de produção se localizam no Ceará, no Piauí e na Bahia.

Por sua vez, Luiz Roberto Barcelos, sócio e presidente da Agrícola Famosa, que tem fazendas de frutas em Icapuí, no Ceará, em uma parte do Rio Grande do Norte e também no sertão de Pernambuco, não esconde o otimismo com a Fruit Logistica deste ano. "Temos uma agenda cheia de reuniões com clientes no nosso estande, e isso revela é um sinal de que o pior da crise europeia já passou". Além das duas grandes empresas cearenses, que têm estandes próprios, exclusivos, a Fruit Logistica de 2013 terá a presença de produtores de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Espírito Santo.


Revista Frutos do Ceará, editada pelo Diário do Nordeste, será distribuída hoje. Publicação foi editada em inglês, português e alemão Foto: divulgação

O governo mineiro comprou uma área dentro do estande do Brasil, que é locado pelo Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), onde a Associação dos Plantadores de Frutas do Norte de Minas (Abanorte), sediada no município de Janaúba, expõe suas mercadorias.

Publicação

Hoje, na abertura da Fruit Logistica 2013, será distribuída a edição deste ano da revista Frutos do Ceará, editada pelo Diário do Nordeste em português, inglês e alemão. A revista, com 80 páginas, impressa em papel couché, traça um quadro atual da fruticultura cearense e prospecta um futuro próximo muito promissor por causa dos investimentos que a iniciativa privada, com o apoio do BNB e da Embrapa, vem realizando há cinco anos em pesquisas que têm o objetivo de ampliar e diversificar a produção de frutas do Estado.

As pesquisas desenvolvem-se em regiões diferentes do Ceará e envolvem experimentos - alguns de grande êxito - com maçã, pera, cacau, tomate e figo. As primeiras safras de maçã, figo e tomate foram de excelente qualidade. A Agrícola Famosa e a Itaueira já produzem, em pequena escala, algumas dessas frutas. Na Agrícola, a produção de aspargos está perto de alcançar escala comercial.

EGÍDIO SERPA COLUNISTA
O colunista viajou a convite do Sebrae
 Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário