segunda-feira, 2 de setembro de 2013

EUA 'espiona comunicações' dos presidentes de Brasil e México

Programa de notícias da TV Globo no Brasil informa revelações com base em documentos obtidos por Glenn Greenwald de Edward Snowden
Brasil Dilma Rousseff
Um documento vazado exibido padrões de comunicação entre o presidente do Brasil Dilma Rousseff e seus principais assessores, a Globo informou. Foto: REUTERS
Agência Nacional de Segurança espionou as comunicações dos presidentes do Brasil e do México , um programa de notícias do Brasil informou, uma revelação que poderia prejudicar as relações dos EUA com os dois maiores países da América Latina.
O relatório final de domingo pelo programa de notícias da Globo Fantastico, baseou-se em documentos que o jornalista Glenn Greenwald obtidos a partir de ex- NSA contratante Edward Snowden. Greenwald, que vive no Rio de Janeiro, foi listado como um co-colaborador do relatório.
Fantastico mostrou o que disse ser um documento NSA datada de junho de 2012 Exibindo trechos de mensagens escritas enviadas pelo presidente mexicano Enrique Pena Nieto, que ainda era um candidato naquele momento. Nas mensagens, Pena Nieto discutido que ele estava pensando em nomes como seus ministros, uma vez eleito.
Há padrões de comunicação de documentos apresentados em separado entre a presidente brasileira Dilma Rousseff e seus principais assessores, Fantastico disse, embora sem passagens escritas específicas foram incluídas no relatório.
Ambos os documentos fazem parte de um estudo de caso NSA mostrando como os dados podem ser "inteligente" filtrado, Fantastico disse.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse ao jornal O Globo que o conteúdo dos documentos, se confirmada, "deve ser considerada muito grave e constitui uma clara violação da soberania brasileira".
"Isso [de espionagem] visitas não só no Brasil, mas a soberania de vários países que poderiam ter sido violados de uma forma totalmente ao contrário do que estabelece a lei internacional", disse Cardozo.
Cardozo viajou na semana passada para Washington e se reuniu com EUA vice-presidente Joseph Biden e outros funcionários, em busca de mais detalhes sobre um, conjunto aparentemente menos graves anterior de divulgações por Snowden EUA sobre espionagem no Brasil. Rousseff está programado para fazer uma visita formal do Estado em outubro para encontrar com o presidente dos EUA, Barack Obama, em Washington, uma viagem a intenção de ilustrar o aquecimento nas relações Brasil-Estados Unidos desde que assumiu o cargo em 2011.
Um porta-voz Rousseff não quis comentar sobre as novas acusações de espionagem. Funcionários do palácio presidencial do México, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
Na segunda-feira, o embaixador dos EUA no Brasil se reuniu com seu colega brasileiro. Embaixador Thomas Shannon chegou e saiu Ministério das Relações Exteriores do Brasil, sem falar com os jornalistas. Não houve comentário de Ministério das Relações Exteriores do Brasil também.
Snowden, um americano que trabalhava como empreiteiro para a NSA antes de vazar os documentos, atualmente vive em asilo na Rússia.Fantastico disse que contatou Snowden via internet chat, e que Snowden disse que não poderia comentar o conteúdo do relatório por causa de seu asilo acordo com as autoridades russas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário