segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Icapuí: Microempresário explora água mineral em Manibu


O microempresário do município de Icapuí, o senhor Raimundo Nonato Rebouças Porto, de quarenta e nove (49) anos de idade, criou uma empresa que tem por objetivo a exploração e a comercialização de água mineral, a referida empresa fica estabelecida na  pequena Vila do Manibu, (Distrito de Icapuí), já nas proximidades da divisa do Ceará com o Rio Grande do Norte.
A cerca de dez (10) anos, o senhor Raimundo Nonato tomou conhecimento que a água utilizada no abastecimento da comunidade do Manibu era considerada de qualidade mineral, ou seja, bem superior à qualidade da água servida no abastecimento de outras localidades da região. O que desde então, despertou grande interesse ao microempresário, onde o mesmo buscou orientação de um profissional do campo da geologia, para ter uma melhor  afirmação das suas pretensões.
Com a visão de um empreendedor seu Raimundo não perdeu tempo, e logo decidiu investir no negócio, (explorar e comercializar água mineral na região), portanto, realizou um empréstimo para comprar os equipamentos necessários para o funcionamento básico da sua empresa, como por exemplo: uma lavadora de garrafas, uma envasadura  com três bicos, esteira e martelo, um osmose reversa, uma caixa d’água para cinco mil (5.000) litros, e etc. Ele também informou que já investiu algo em torno de cento quarenta mil reais (R$ 140.000,00) no empreendimento, fora a estrutura de física (edificação).  .
Segundo o microempresário a sua micro-empresa está dentro dos padrões de exigências dos órgãos sanitários, ambientais e reguladores da atividade, como a COGERH - Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, além da concessão de alvará de funcionamento pelo órgão municipal.

PROCESSO DE FUNCIONAMENTO

Primeiramente, a água passa por um filtragem na saída do poço de produção, logo em seguida é enviada pela tubulação até a caixa d’água (reservatório de 5.000 litros), para posteriormente passar pelo processo de purificação, através do osmose reversa, onde o qual emite a água purificada para uma caixa inox (que fica na parte superior da edificação, e em seguida a água desse até a máquina envasadora, para fazer o processo de engarramento e do lacre.Vale lembrar que o vasilhame passa por um processo de lavagem anterior ao engarrafamento, através da máquina de lavar garrafas.

Poço de produção de água mineral



Osmose reversa (purificador d’água 
 
Caixa d'agua inox

Máquina envasadora com esteira



OUTRAS INFORMAÇÕES

O poço onde é explorada a água mineral denominada São Jorge tem trinta e oito metros de profundidade com uma lâmina d’água de dezoito metros (atualmente) proporcionando uma vazão de 13.000/hora.

Atualmente, a microempresa conta com quatro (4) funcionários (basicamente da família), engarrafando em média de cem (100) garrafões de vinte (20) litros por dia, o que representa um terço da capacidade de produção da mesma. Há cerca de uma centena e meia de garrafas (150) para vasilhame.  

Por enquanto, a comercialização está sendo realizada apenas com alguns comerciantes da cidade vizinha do Tibau (RN).
Água de poço profundo, filtrada através de osmose reversa de acordo com o Ministério da Saúde Nº 518/04 publicada no Diário Oficial da União em 27/10/2010.


Imargem do acesso entre a CE 261 e o estabelecimento
Segundo seu Raimundo  a venda de água da sua empresa só não está maior devido ao problema do acesso, entre a CE-261 e o prédio onde está funcionando a sua microempresa. E devido aos seus compromissos financeiros na atualidade, não pode construir o referido acesso.  Recentemente falou com o prefeito de Icapuí, no intuído de que o mesmo autorize obra através da Prefeitura Municipal, e fizesse o acesso, onde o qual iria beneficiar o andamento do seu negócio, além de beneficiar as famílias circo-vizinhas.


Por Ivan Souza.










   





Nenhum comentário:

Postar um comentário