domingo, 30 de setembro de 2012

Congresso aborda moral e ética

O público de 1.400 professores e gestores de 202 escolas discutiram inovações no aprendizado e os problemas enfrentados hoje nesta área Foto: José Leomar
O que é ser um professor competente? Esta foi uma das perguntas que norteou o IV Congresso Nacional de Educadores, realizado, ontem, pelo Sistema Ari de Sá (SAS), no Marina Park Hotel. Ao todo, o evento contou com a partição de um público composto por 1.400 professores e gestores oriundos de 202 escolas conveniadas ao sistema.

"A procura por inovações e aprendizado é uma constante no cotidiano de quem trabalha com educação. Principalmente, porque hoje os valores de comportamento estão sendo realizados pela própria escola", disse a professora Carla Diniz, 40 anos, sobre a relevância do encontro.

O congresso que teve como tema "Moral, Ética, Educação e Cidadania", contou com palestrantes como Yves de La Taille, que tratou do tema Moral, Ética: Dimensões Educacionais". Yves é especialista em Psicologia Moral pela Universidade de São Paulo (USP).

Já a segunda palestra foi proferida pelo doutorando e mestre em Didática, pela Universidade de Laval, no Canadá, Vasco Moretto. "O objetivo é diferenciar competência de habilidade, pois as pessoas pensam que é a mesma coisa, e não é. Um professor competente sabe fazer e sabe o que está fazendo", explicou.

Vasco disse que um dos maiores problemas da educação hoje no Brasil é a baixa competência dos professores, oriunda da falta de domínio de uma fraca formação acadêmica. "Falta os professores das universidades trabalharem conteúdos relevantes, buscando, assim, uma aprendizagem significativa", completou o doutorando.

Eventos
O gerente de prospecção do SAS, Raison Pinheiro, disse que são realizados dois congressos nacionais com as escolas conveniadas ao SAS, nos meses de setembro e janeiro.

"Com isso, buscamos a excelência no aprendizado de nossos alunos, com um modelo consistente de educação que prioriza a moral, a ética e, como consequência, temos resultados excelentes de aprovação no mundo inteiro", disse Pinheiro. 

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário