terça-feira, 24 de janeiro de 2012

LAGOSTA – Ibama faz 1ª prisão por pesca ilegal do ano

Este período é de defeso, portanto proibido para pesca do crustáceo. Mas compressor é proibido em qualquer período do ano.
Cinco pescadores foram presos por policiais militares ambientais quando realizavam  pesca da lagosta com compressores. Eles foram encaminhados para a Polícia Federal e o barco apreendido e retido em um depósito do Ibama. O flagrante ocorreu no último sábado e, de acordo com o chefe de fiscalização do Ibama, Rolfran Ribeiro, esta é a primeira apreensão do ano no Ceará e faz parte da operação Argus Mar I que intensifica a fiscalização da pesca predatória da lagosta.
A pesca com compressor é proibida por lei. Adaptado com uso de reservatórios de ar comprimido, do compressor sai um tubo que é colocado na boca do mergulhador, sendo sua fonte de oxigênio. As lagostas são fisgadas com lanças e puxadas para a tona numa rede. Com compressor, se consegue em menor tempo pescar muito mais que na pesca artesanal. O único apetrecho de pesca permitido é o manzuá.
O período de defeso (reprodução a espécie) da lagosta em todo o litoral do Ceará começou dia 1º de dezembro de 2011 e vai até o dia 31 de maio de 2012. Conforme o Ibama, neste período está proibida a comercialização do crustáceo. Quem não seguir as regras do defeso estará sujeito a apreensão da carga e aplicação de multa, seja pessoa física ou jurídica. O valor da multa varia de R$ 700 a R$ 100 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário