A celebração do Dia da Independência neste 07 de setembro no Brasil é marcada pelo protesto. O movimento de indignação contra a corrupção tenha escolhido esta data para começar a sua mobilização, que vai percorrer 35 cidades em 20 estados em todo o país nos próximos dias. Todos foram chamados através das redes sociais com a participação de 130 mil usuários da Internet.
Hoje foi a vez dele, entre outros, São Paulo, com cinco marchas simultâneas em diferentes partes da cidade, Brasília. No Rio de Janeiro evento foi convocado em 20 de setembro na praça central e cenário Cinelândia, mítico histórico de protesto civil.
Em Brasília, o evento reuniu 25.000 pessoas, informou a polícia. O protesto é executado a 300 metros do desfile da independência nacional, presidido pelo Chefe de Estado, Dilma Rousseff. A polícia não permitiu que os participantes se aproximar da cerimônia, embora as manifestações foram anunciadas pelos organizadores como pacífica e desligado de qualquer partido ", na linha de 15-M Madrid ", disse o jornal está O Globo . O Globo .Por outro lado, como indicado pelos nove senadores que criaram um grupo de apoio para as manifestações contra a corrupção, é sim para "defender a iniciativa do presidente para reforçar suas ações contra os ilegais, desaprovada até mesmo por políticos de seu próprio partido e alguns partidos aliados ao governo já perdeu quatro ministros . "Os manifestantes, em Brasília e São Paulo e outras cidades têm de sair com cartazes contra a corrupção ea impunidade, que foram lidas frases como "não, você não pode" ou "o lugar de políticos corruptos é o prisão. " Com as caras pintadas, muitos vestidos de luto nariz preto ou palhaço e fazendo barulho com tudo o que podiam, os manifestantes não causaram qualquer altercação que tenha especificado a intervenção da polícia.
Entre as reivindicações de Brasília ficou indignado que o juiz supremo e sentença 37 acusados do escândalo grande político de 2005, com o suborno de deputados do governo que quase lhe custou o cargo do então presidente Lula.
Embora a maior parte dos manifestantes formado por jovens nas marchas também têm visto as crianças e os idosos. Milhares de manifestantes tomaram as ruas de todo o país tem um mérito especial, disse o senador Cristovam Buarque, um dos nove membros do Senado que apóiam a raiva, porque não aderiram ou o Partido dos Trabalhadores (PT), que no passado sempre esteve na vanguarda de todos os grandes protestos sociais ou movimentos como os Sem Terra, a União Nacional dos Estudantes (UNE) ou grandes sindicatos.
Procuradoria Geral da República, Roberto Gurgel, que tem vindo a apoiar as manifestações. O apoio também dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) ea Federação das Indústrias do Rio (Firjan), que também lançou o Manifesto de empresários brasileiros para a ética na política .
Através de redes sociais pediu aos manifestantes para sair com seus rostos pintados de preto em luto pela corrupção, que humilha o país. Walter Magalhães, 28, um dos organizadores da marcha em Brasília, disse: "não o suficiente para se sentar confortável no sofá Precisamos fazer algo para mostrar que estamos vivos e contra toda a corrupção deste.."
Como as manifestações foram organizadas através da Internet de redes sociais, número imprevisível de participantes, mas, como enfatizado por analistas políticos, é importante que "o fogo já tomou".
Fonte:http://www.elpais.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário