Pescadores artesanais também querem retirar do mar equipamentos depositados por ilegais
Os pescadores da comunidade de Redonda, em Icapuí, produzirão um novo tipo de manzuá. É o único instrumento legal utilizado para captura de lagosta e que deve ficar mais eficiente. Mas o novo formato de manzuá vai evitar que sejam capturadas lagostas miúdas. Os pescadores da Redonda estiveram reunidos nesta semana com engenheiros de pesca da Universidade Federal do Ceara (UFC) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Além de usar novas estruturas de manzuás, os trabalhadores pretendem fazer uma operação que, certamente, vai mexer no vespeiro da guerra da lagosta, contra os que fazem a pesca predatória: retirada de marambaias (instrumentos ilegais) de dentro do mar na altura entre as praias de Retiro Grande e Barreira de Cima.
A MARAMBAIA é um equipamento ilegal geralmente feito com tambores de óleo reaproveitados. Ao lado da pesca com compressores, compõe os instrumentos mais combatidos por Ibama e pescadores artesanais no Ceará.
Conforme Maurício Valente, da Associação Comunitária Monsenhor Diomedes, a operação para retirada de marambaias terá apoio da Marinha e da Polícia Federal.
Nos últimos anos venho acompanhando a Guerra da Lagosta em Icapuí. O leitor pode acompanhar a problemática nos links de algumas matérias arquivadas abaixo:
Mar de Icapuí é cenário para guerra da lagosta Guerra na terra e no mar de Icapuí Pescadores ilegais destroem manzuás E a guerra continua... (caderno especial Povos do Mar) Clima tenso na volta da pesca da lagosta Pesca ilegal reduz estoque da lagosta no marFonte:http://blogs.diariodonordeste.com.br/valedojaguaribe/
falando de Marambaia, tenho algumas fotos que explicam bem o problema ecologico do systema utilisado. Tenho em fotos as tampas dos tambores com as etiquettas que dao os conteudos dos tanques!!!
ResponderExcluirBoa tarde, gostaria de saber como posso conseguir um manual que contenha instruções de montagem deste manzuá.
ResponderExcluirObrigado