Publicação é vista como essencial para o conhecimento do Ceará, sendo apontada como âncora ao ajudar os governos nas tomadas de decisões
22.07.2011| 01:30
A jornalista e presidente do Grupo de Comunicação O POVO, Luciana Dummar, diz ter orgulho de continuar mantendo o Anuário
O Anuário do Ceará 2011/2012, cujo lançamento ocorreu ontem, no La Maison Dunas, foi destacado em todos os discursos como importante instrumento para pesquisa. O governador Cid Ferreira Gomes referiu-se à publicação como “enciclopédia”, repositório de informações essenciais sobre o Ceará.
Na festa, que contou com a presença do governador do Estado, da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, e das principais lideranças empresariais e políticas do Ceará, a jornalista e presidente do Grupo de Comunicação O POVO, responsável pela publicação do Anuário desde 1990, Luciana Dummar, diz ter orgulho de continuar mantendo em circulação uma publicação iniciada há 150 anos.
Luciana fez questão de lembrar que, como vem acontecendo nas edições mais recentes do Anuário, este ano ela homenageia o centenário de Juazeiro do Norte e, por consequência, todo o povo cearense.
A presidente do Grupo O POVO fez também uma menção especial ao trabalho do economista Cláudio Ferreira Lima, que incluiu na edição deste ano um extenso trabalho sobre a evolução histórica do Censo, desde 1872.
Fábio Campos, editor geral do Anuário, agradeceu à equipe que, na sua opinião, conseguiu produzir o melhor material da história da publicação. Jocélio Leal, editor executivo, lembrou que a cultura editorial do Anuário carrega o DNA do O POVO. “Temos que enxergar o Ceará grande, sem medo de parecermos ufanistas. Não devemos chamar este de o Anuário do Ceará, mas do Brasil”.
A prefeita Luizianne Lins disse que a publicação é um produto de pesquisa, de conhecimento do Ceará, de Fortaleza. “Esses trabalhos são âncoras que precisamos ter quando necessitamos tomar decisões”, disse.
Luizianne destacou pontos curiosos contidos no compêndio, como o número de crianças batizadas de Cícero/Cícera (em homenagem ao Padre Cícero) desde 2000. “Foram 2.500, o que mostra a força da nossa história”, destacou.
Cid Gomes disse que ao ler o Anuário se sentiu lendo uma enciclopédia, com um repertório de informações sobre o Ceará. “Vai além de um Anuário. É um guia de nossas cidades e de todos os componentes que interagem entre elas”.
Para ele, tornou-se uma obra essencial nos gabinetes, escolas, sindicatos, conselhos e em todos os lugares onde haja curiosidade sobre o Ceará.
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
O Anuário do Ceará é a publicação mais antiga ainda em circulação no Estado. Traz informações econômicas, políticas, sociais e culturais. Além de textos, a publicação traz fotos, mapas, tabelas e ilustrações.
FRASES
O Anuário é uma publicação que já se tornou tradicional, oferecendo informações econômicas, sociais, políticas e culturais para os que se dispuserem a consultá-lo. É fonte de importantes estatísticas, análise e notas sobre as potencialidades do Estado
TASSO JEREISSATI, PRESIDENTE DO INSTITUTO TEOTÔNIO VILELA
ANO A ANO O ANUÁRIO SURPREENDE TANTO PELO EDITORIAL COMO TAMBÉM PELAS EXCELENTES MATERIAS. O POVO ESTÁ DE PARABÉNS PELA QUALIDADE DESSA NOVA EDIÇÃO.
ROBERTO SMITH, EX PRESIDENTE DO BANCO DO NORDESTE
O RESGATE DA HISTORIA DO NOSSO ESTADO PASSA PELO ANUÁRIO, E EU COMO CEARENSE FICO FELIZ EM SABER QUE HÁ ESSA PREOCUPAÇÃO COM ESSE RESGATE HISTÓRICO.
SOCORRO FRANÇA, PROCURADORA GERAL DE JUSTIÇA
Fonte:http://www.opovo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário