quarta-feira, 12 de março de 2014

Icapuí inicia a vacinação contra o HPV

HPV

 Teve início na segunda-feira (10/3) em todo território nacional, a Campanha de Vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano). No município de Icapuí a Secretaria de Saúde, através do Programa Nacional de Imunizações (PNI) está preparada para atender a população-alvo. Os articuladores do Programa Saúde na Escola (PSE) estiveram fazendo sensibilização nas escolas municipais no período de 24 a 28 de fevereiro, reunindo mães/pais, alunas e professores para falar da importância da Campanha de Vacinação. Todas as escolas da rede municipal que tem o público-alvo serão atendidas pela equipe de saúde na qual a unidade escolar está vinculada. Quem não compareceu a unidade escolar ontem (Dia D da vacinação), poderá procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima até o dia 10 de abril, prazo máximo da campanha.
A campanha é uma iniciativa do Ministério da Saúde como medida preventiva ao câncer do colo do útero que atinge cerca de 290 milhões de mulheres, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Com a medida o Ministério da Saúde quer atingir cerca de 5,2 milhões de meninas com idades de 11 a 13 anos, alcançado cerca de 80% do público-alvo.
Importante que todos estejam empenhados para que todas as meninas com idade entre 11 a 13 anos sejam imunizadas, no município de Icapuí são cerca de 410 meninas nessa faixa etária.
Saiba mais sobre o HPV
O Papiloma Vírus Humano (HPV) é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido de mãe para filho no momento do parto. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) em torno de 32% das mulheres com o HPV estão infectadas pelos tipos 16, 18 ou ambos, presentes em 70% dos casos do câncer do colo do útero. No Brasil, dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o HPV é o 3º tipo de câncer mais frequente entre mulheres, a estimativa é de 17 a 21 casos a cada 100 mil mulheres e anualmente são registrados 15 mil casos novos e cerca de 4,8 mil mortes.
A campanha tem como População-alvo meninas de 9 a 13 anos, pois estudos compravam que a vacina tem uma maior eficácia nessa faixa etária. Em 2014 serão vacinas apenas as meninas com idade entre 11 a 13 anos; em 2015 o objetivo do Ministério da Saúde é disponibilizar a vacina para meninas com idade entre 09 e 11 anos; e em 2016 a vacina será disponibilizada para meninas a partir dos 09 anos de idade. A vacina protege contra os tipos do vírus HPV, os tipos 6, 11, 16 e 18.
Os especialistas avisam que a vacinação contra o HPV é uma prevenção do câncer do colo do útero, e que por tanto a vacina não substitui a realização do exame preventivo, o Papanicolau ou o uso de preservativos. A vacina será aplicada em três doses, a primeira será aplicada entre os dias 10 de março a 10 de abril, período da campanha. A segunda dose será aplicada 6 meses depois e a 3ª será aplicada após 5 anos da primeira dose. O intervalo de 6 meses entre a 1ª e a 2ª doses e a realização da 3ª dose após cinco anos gera resposta imunológica mais robusta.
Veja fotos do momento se sensibilização da Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV, nas escolas municipais.
CARLOTA TAVARES 2

ESC RDA LACERDA 1
FCO EZEQUIEL 4
JOANA MARQUES 23
MARIA EDILCE 5
MIZINHA 15
HORIZONTE DA CIDADANIA 3
Informações enviadas por Carlos Alberto, da Secretaria de Educação de Icapuí. 
Fonte: Educativa FM de Icapuí

Nenhum comentário:

Postar um comentário