sexta-feira, 10 de junho de 2011

Estudante: Vida saudável

Saúde
Alimentação

Uma alimentação saudável é fundamental para garantir o bom funcionamento do corpo e melhorar a qualidade de vida. Além de prevenir o organismo contra doenças, fortalecendo o sistema imunológico, ingerir os alimentos certos pode ajudar o desempenho dos aluno nos estudos.
Alimentos que contêm ferro, cobre e vitamina A são fundamentais para o bom funcionamento do sistema nervoso. O ferro está presente em alimentos como a carne vermelha, o peixe e o feijão, e deve ser consumido com alimentos ricos em vitamina C, para que seja bem absorvido pelo organismo. Nozes e outras castanhas possuem a boa quantidade de cobre. A vitamina A está presente em verduras e legumes, como a cenoura, a couve e o espinafre. Peixes como o salmão, a sardinha e a linhaça são ricos em ômega-3 e devem ser consumidos ao menos uma vez por semana.
Ministério do Desenvolvimento AgrárioAlimentar-se de maneira correta significa prevenir doenças e melhorar a qualidade de vidaAmpliar
  • Alimentar-se de maneira correta significa prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida
O arroz e o feijão são alguns dos alimentos mais importantes na dieta do brasileiro, que funcionam como fator protetor. Frutas, verduras, legumes e cereais integrais contêm vitaminas, fibras e outros compostos, que auxiliam as defesas naturais do corpo e devem ser ingeridos com frequência.
A ingestão de vitaminas em comprimidos não substitui uma boa alimentação. Os nutrientes protetores só funcionam bem quando são consumidos através dos alimentos. Quanto mais colorida é a sua alimentação, mais rica é em vitaminas e minerais.
Teste aqui como está a sua alimentação.
O Ministério da Saúde lançou o Guia da Alimentação saudável. Na publicação estão os dez passos para uma alimentação saudável. São eles:
• Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa 
• Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!
• Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.
• Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação.
• Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.
• Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
• Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo
• Faça pelo menos 3 refeições (café-da-manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.
• Inclua diariamente 6 porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.
• Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches 
Fonte:
http://www.brasil.gov.br/para/estudante/vida-saudavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário