quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Operação prende prefeito, presidente da Câmara e procuradora de Pacajus

Foto do arquivo do Jornal Diário do Nordeste
Oito, dos nove vereadores da Câmara Municipal de Pacajus, tem ordem judicial para ser presos

 Uma operação da Polícia Civil, Federal e Ministério Público Estadual e Federal foi desencadeada na manhã desta quinta-feira (15) no município de Pacajus, Região Metropolitana de Fortaleza. O prefeito Pedro José (PSDB), o presidente da Câmara, vereador Chico Carlos, e a procuradora do município, Dra. Érica Leandro de Alencar, estão entre os presos, encaminhados para a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). 
A operação policial, através de solicitação da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap) realizou buscas e apreensões em diversas residências do Município, inclusive, na casa do atual prefeito Pedro José.
Além disso, foram presos também três secretários do Município, além de alguns familiares do prefeito. No total, foram expedidos mais de 30 mandados de prisão e de busca e apreensão. Vários documentos públicos apreendidos estão sendo encaminhados também para a DHPP.
De acordo com informações da Polícia, o presidente Chico Carlos e mais sete vereadores da Câmara Municipal foram preso. O único parlamentar que não teria ordem judicial para ser preso é o vereador  Professor Glauber (PT).
Em instantes, mais informações
Atualizada às 9h33 

Veja ainda:

Aumentar o texto Diminuir o texto

MP-CE divulga lista de presos na operação deflagrada nesta manhã em Pacajus

Dentre as acusações, estão: prática dos crimes de desvio de recursos públicos, peculato, lavagem de dinheiro público, quadrilha ou bando, fraude em procedimentos licitatórios, e outros.
Por: Roberta Farias
O Ministério Público do Estado divulgou nesta manhã (15) a lista dos presos durante a operação conjunta com a Polícia Civil do Estado do Ceará, que cumpriu mandados de prisão contra o prefeito de Pacajus, Pedro José (PSDB), a filha e o genro dele, a procuradora do Município, Érica Leandro de Alencar; o presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco Carlos Alves Martins, e mais secretários municipais.
Os gestores e demais envolvidos são acusados da prática dos crimes de desvio de recursos públicos, peculato, lavagem de dinheiro público, quadrilha ou bando, fraude em procedimentos licitatórios e enriquecimento ilícito.
Durante a operação, foram encontrados nas residências dos acusados armas e munição. Na residência do prefeito, por exemplo, foram apreendidos R$ 45 mil em espécie e um veículo Hilux SW4, alugado por contrato em nome do Município.
Segue abaixo a lista dos gestores presos:
Pedro José Philomeno Gomes Figueiredo (Prefeito Municipal de Pacajus);Luciana Pereira Figueiredo (filha do prefeito); Jorge Clementino Diego (genro do prefeito); Érica Leandro de Alencar (procuradora do Município); Antônio Héder Holanda da Silva (secretário de Finanças); Neudeci Honorato Erculano (esposa do secretário de Finanças); Valmir de Sousa Falcão (secretário municipal); Anercília Maria de Sousa (presidente da Comissão de Licitação); Francisco Carlos Alves Martins (presidente da Câmara Municipal); Jocélio Bezerra Almeida (vereador); e Vitório Andson de Sousa Lima (contador da Câmara Municipal).
Foram afastados dos seus respectivos cargos os seguintes secretários municipais: Erisvaldo Oliveira da Silva (Educação); Geruza Maria Albuquerque (Trabalho e Desenvolvimento Social) e Ana Maria Maia Menezes (Saúde).
*Com informações do MP-CE
Fonte: Ceará Agora

Um comentário:

  1. Olha aí a justiça conseguindo romper as barreiras feitas p pessoas como Teodorico Meneses, e o castelo desabando. Perfeito, vamos fazendo justiça, antes tarde do q nunca. Pena q o povo tenha memória curta e esse caras de pau voltam ao cenário político e ninguém lembra desses roubos... É bom deixar bem gravado e q seja relembrado varias vezes. NÃO PODEMOS ESQUECER ESSE NOMES.

    ResponderExcluir