Em segundo lugar, ficou o candidato do PTB, Lindoberto do Nascimento Sousa, com 4.205 votos (38,74 % dos votos válidos).
O candidato Marcus Rebouças (PTN) obteve 970 votos, que foram contabilizados como nulos, já que sua candidatura havia sido impugnada na Justiça Eleitoral.Estavam aptos a votar no município 14.801 eleitores, nas 46 seções com urna em 20 locais de votação, dos quais 12.271 efetivamente compareceram (2.530 abstenções). Foram considerados válidos 10.855 votos (88,46 % do total), já que 132 eleitores votaram em branco e 1.284 votos foram anulados e apurados em separados.
Até a última quinta-feira (10 de novembro), apenas Jerônimo Reis estava confirmado como candidato. Raimundo Lacerda Filho, do PMDB, e Marcus Rebouças, do PTN, tiveram seus registros de candidatura indeferidos pelo TRE, por não cumprirem o prazo mínimo de um ano de filiação partidária. Os partidos políticos podiam, então, recorrer ou substituir os seus candidatos para concorrer ao pleito. A coligação liderada pelo PMDB trocou na sexta-feira o nome de Raimundo Lacerda pelo de seu vice, Lindoberto do Nascimento Sousa, do PTB. Já o candidato Marcus Rebouças (PTN), mesmo impugnado o registro de sua candidatura, não foi substituído, recorrendo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que ainda não havia julgado o caso. Por conta disso, os votos de Rebouças sequer foram computados, ficando na dependência da resposta do TSE.
A eleição suplementar no município de Icapuí foi determinada pelo TRE após a cassação do ex-prefeito, José Edilson da Silva (PSDB), e do seu vice, Heverton Costa Silva, por suposto abuso do poder político e econômico nas Eleições de 2008. Desde então, o presidente da Câmara Municipal, Manoel Jucá da Silva, exercia o cargo de prefeito.
O novo prefeito eleito de Icapuí, Jerônimo Reis, e o vice, Vicente de Paulo (PT) serão diplomados até o próximo dia 27 de novembro, durante solenidade na Câmara de Vereadores do município. O mandato dos dois segue até o dia 31 de dezembro de 2012.
Somente em 2011, além de Icapuí, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará já havia realizado outras quatro eleições suplementares, nos municípios de Jardim, Umirim, Altaneira e Alcântaras, por conta da cassação de prefeitos eleitos em 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário