TV CÂMARA

Contador de Visitas

Visitas

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Festival da Lagosta traz sustentabilidade em Icapuí

Evento gastronômico agita o próximo fim de semana com shows de Elba Ramalho, Chico Pessoa e Toni Garrido
 

00:00 · 26.08.2015 por Ellen Freitas - Colaboradora
Icapuí é um dos principais berços da pesca artesanal de lagosta nas Américas ( FOTO: ELLEN FREITAS )
Icapuí. No próximo fim de semana chega à 10ª edição um dos festivais mais saborosos do litoral leste cearense. De 27 a 30 de agosto, nas praias de Icapuí, acontece o Festival da Lagosta, que já conquistou os paladares de visitantes do Ceará e do Estado do Rio Grande do Norte. Para abrilhantar as noites, Elba Ramalho e Toni Garrido estão entre as atrações culturais.
O Festival tem como tema "Icapuí de Todos os Sentidos", oferecendo ao turista o visual colorido de suas falésias, cheiros e sabores de sua culinária, a boa música popular brasileira, mostra de artesanato e o contato acolhedor da comunidade.
O primeiro dia, quinta-feira, 27, é dedicado a oficinas e palestras para os interessados em participar do festival. Já nos dias 28 e 29, sexta e sábado, a partir das 19h, as atrações acontecem na Praia de Barreiras, onde será instalado o Salão Gastronômico, que servirá lagostas certificadas, além de apresentações musicais no local.
Shows
Próximo ao Salão, uma estrutura de palco será montada na praia para receber as atrações musicais, com destaque para Chico Pessoa e Elba Ramalho, no dia 28 e Toni Garrido no dia 29. Na manhã do domingo, dia 30, o festival segue para as areias da Praia da Redonda para a tradicional Regata dos Pescadores, às 9h. A animação da banda local, Forró de Rico, tem início às 10h. À tarde, o forró continua, a partir das 14 horas.
Os pontos turísticos, pousadas e restaurantes de Icapuí também vão incrementar seus serviços durante o dia com os itens relacionados ao festival. Haverá venda da lagosta, artesanatos e serviços da Região. O litoral de Icapuí tem 15 praias que inspiram à admiração, possui dunas, falésias, grutas e manguezais.
Sustentabilidade
Nesta edição, o festival vem com uma proposta de sustentabilidade. Serão comercializadas durante o evento apenas lagostas certificadas, seguindo as normas da legislação.
O processo de certificação do crustáceo iniciou em 2011, quando o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) assinou um acordo com o Centro Desenvolvimento e Pesca Sustentável (CeDePesca).
O objetivo é atingir uma certificação internacional para a pescaria de lagosta no Brasil, sendo iniciada justamente no Estado do Ceará por representar o maior produtor.
No acordo, foi elaborado um Plano de Melhoria da Pescaria (Prome) que tem como um dos componentes a implantação de um programa de rastreabilidade, denominado Programa Verificação Pesca com Covos.
Por consequência do projeto, foi constituída a Associação Pesca Sustentável em Icapuí, formada pelos pescadores que utilizam covos como artes de pesca e organizados pontos de controle na praia de Redonda.
O Programa foi iniciado no dia 01 de junho de 2015 com 60 embarcações cadastradas de Icapuí e 15 de Fortim, estimando-se a entrada no mercado de uma produção de 70 a 100 toneladas de lagostas certificadas de junho a novembro deste ano.
Capacitação
Por meio do Sebrae, antigos e novos associados da Associação Grupo de Desenvolvimento do Turismo de Icapuí (GDTur) vão participar de treinamentos na área de culinária, gerência de pequeno negócio, camareira e associativismo, uma maneira encontrada pelos gestores de reforçar ainda mais o atendimento por excelência ao público do evento.
O 10º Festival da Lagosta é uma realização da GDTur. Tem o patrocínio do Sebrae-CE e Governo do Estado do Ceará, por meio da Casa Civil e Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Conta também com o apoio Cultural da Coelce e Secretaria de Cultura do Estado, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Produção da J A Lima Produções.
Mais informações:
X Festival da Lagosta de Icapuí
Praia de Redonda
De 27 a 30 de agosto
Fonte; Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More