sábado, 7 de abril de 2012

Escadaria de Picos: Obra inacabada e desperdício do dinheiro público

Por Ivan Souza


O que poderia ser uma solução virou pesadelo e indignação, estou-me referindo a construção da escadaria de acesso para a praia de Picos, uma vez concluída, a referida obra facilitaria em muito a mobilidade dos moradores da comunidade e dos visitantes, mas a construção em si foi uma verdadeira decepção, um abuso  e desperdício com dinheiro público, literalmente falando. 
  
Ao que tudo indica, não houve o cuidado necessário por parte dos responsáveis pela obra antes do seu início, a insegurança da obra pode ser observada mesmo através das imagens, por exemplo: uma das paredes que fica na lateral da escadaria estavam praticante no mesmo nível do tereno, ou seja, sem amarração suficiente para suportar possíveis erosões da chuva e do vento.

A obra teve início no ano passado (na gestão passada do PSDB), logo depois do período chuvoso, e depois de algumas semanas a mesma ficou parada, sem haver qualquer tipo de explicação para os moradores da comunidade e da população em geral, sobre a interrupção da construção da escadaria.

Constatamos que o serviço é de baixíssima qualidade, sem o mínimo de segurança, parece que a obra não teve acompanhamento de técnico da área da engenharia civil, pois grande parte do que foi construído já se tornou escombro ( e os danos não foram pela ação humana), um verdadeiro desperdício do dinheiro público, e o pior, é que até o momento as autoridades locais não se manifestaram sobre assunto.

Tivemos informação que a verba foi adquirida através de uma emenda  parlamentar  do então deputado federal Flávio Bezerra, atendendo a uma solicitação do vereador e atual presidente da Câmara Municipal de Icapuí, Manoel Jeová da Silva (Cadá).

Seria muito importante que as autoridades constituídas do nosso município (do legislativa, do executivo e do judiciário) se disponibilizar-se a realizar visitas em diversos pontos do município para acompanhar de perto a real situação dos patrimônios públicos, quer seja: concluídos, em andamento ou na situação de abandono, e consequentemente, tomar providências para que os mesmos, passem a ser útil a coletividade.












2 comentários:

  1. Em breve este blog estará postando outras situações de descasos com a coisa pública, o objetivo é apenas informar ao povo de Icapuí, bem como aos demais,sobre as irregularidades dessa natureza. Por outro lado, este mesmo blog irá divulgar atos positivos da poder público local.

    ResponderExcluir
  2. Sem contar o dano ambiental, em área de proteção permanente! As falésias constituem-se em um patrimônio ambiental de nosso município, parte de um ecossistema frágil, e de grande beleza cênica. Essa ação caracteriza a irresponsabilidade das autoridades e o descaso frente a todos os alertas de degradação irreversível que estamos vivendo nos limites terra-mar, em nosso município e em toda a zona costeira cearense.
    A praia de Picos é uma das mais conservadas de Icapuí,justamente pelo seu acesso limitado. Mas como uma escadaria seria muito útil, ela deveria ser projetada de uma forma que não afetasse a dinâmica da falésia: uma estrutura de madeira seria muito mais adequada e ajudaria a manter a naturalidade tão querida por todos nós que amamos essa praia!

    ResponderExcluir