sábado, 28 de fevereiro de 2015

SEDEMA DISPONIBILIZA SALA VERDE PARA VISITAS E PESQUISAS

A Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sedema) dispõe de um Centro de Informação e Documentação Ambiental (CID Ambiental), em fase de reestruturação. É uma sala localizada na Sedema e vinculada ao Eixo de Desenvolvimento Ambiental/ Programa Educação Ambiental, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente – MMA e disponível para visitas e pesquisas. Será responsável pela memória institucional da Secretaria, pelo desenvolvimento de acervo especializado na área de competência da instituição e pela disseminação, divulgação e democratização da informação socioambiental para toda a população, buscando atender, no que lhe cabe, as disposições contidas na lei 10.650, de abril de 2003, que possibilita o acesso a dados e informações existentes nos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente – SISNAMA.
 IMG-20150225-WA0004
O centro possui um acervo de aproximadamente 800 títulos, distribuídos em diferentes tipos de suportes que serão organizados da seguinte forma: A) Memória Institucional: publicações editadas pela secretaria de desenvolvimento e meio ambiente referente às políticas, planos, programas, projetos ambientais e documentos técnicos; B) Publicações com ênfase em Meio Ambiente: livros, folhetos, teses, dissertações, monografias, periódicos; C) Multimeios: cd rom's e dvds; D) Obras de Referência: dicionários, guias, mapas e glossários especializados em temas ambientais.
IMG-20150225-WA0002
Como uma extensão ao CID Ambiental, a Sedema também dispõe da Sala Verde Canoa Veloz. O projeto Sala Verde, além de disponibilizar e democratizar a informação ambiental busca maximizar as possibilidades dos materiais disponíveis no CID Ambiental, colaborando para a construção de um espaço, que ofereça a possibilidade de reflexão e construção do pensamento/ação ambiental. A Sala Verde segue uma pauta de atuação permeada por ações educacionais dispostas no seu projeto político pedagógico, através de atividades diversas de Educação Ambiental como: cursos, palestras, oficinas, eventos, encontros, reuniões e campanhas. Busca cumprir um papel dinamizador, numa perspectiva articuladora e integradora, viabilizando iniciativas que propiciem uma efetiva participação dos diversos segmentos da sociedade na gestão ambiental municipal, que caminhem em direção à sustentabilidade.
Mais informações se dirigir a sedema, localizada na avenida newton ferreira, nº 368-centro, das 07h às 13h.
Texto enviado por Luana Rebouças - Técnica da Sedema. 
Fonte:http://www.icapui.ce.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário