quinta-feira, 13 de novembro de 2014

PREFEITURA REALIZA TESTE DE ACEITABILIDADE DA MERENDA NAS ESCOLAS

O governo municipal de Icapuí, com o objetivo de proporcionar uma merenda escolar de qualidade aos alunos da rede municipal, tem realizado testes de aceitabilidade da merenda nas escolas do município.  Na primeira etapa, foram realizados testes nas Escolas Mizinha, Centro, e Joana Marques Bezerra, em Barreiras. O processo de avaliação da qualidade dos alimentos ofertados no cardápio é conduzido pela Secretaria de Educação e Cultura, sob a coordenação da nutricionista Bruna Barreto, responsável técnica pela alimentação escolar. 
De acordo com Bruna, o teste de aceitabilidade é o conjunto de procedimentos metodológicos, cientificamente reconhecidos, destinados a medir o índice de aceitabilidade da alimentação oferecida aos escolares. "A aceitação de um alimento pelos estudantes é um importante fator para determinar a qualidade do serviço prestado pelas escolas em relação ao fornecimento da alimentação escolar. Além disso, evita o desperdício de recursos públicos na compra de gêneros alimentícios rejeitados", acrescentou a nutricionista.
O teste de aceitabilidade da merenda na Escola Prof.ª Mizinha foi realizado no dia 1 de outubro de 2014, resultando no índice de aprovação de 79,7%. No dia 30 do mesmo mês foi a vez da Escola Prof.ª Joana Marques Bezerra, com resultado de aceitação em 77,3%.
Bruna 1

A pesquisa de qualidade realizada pela Prefeitura Municipal de Icapuí aponta ainda que uma parte dos alunos destas escolas não se alimentam da merenda oferecida nas escolas. Segundo Bruna, há o hábito de estes alunos trazerem seus alimentos de casa, contribuindo para o consumo de produtos de baixa qualidade ou não adequados. Na tentativa de reverter essa prática, são realizadas, frequentemente, palestras com os pais dos alunos afim de conscientizá-los para a importância de uma alimentação saudável. 
A meta do governo municipal é aplicar o teste de aceitabilidade da merenda em todas as escolas da rede municipal, para identificar pontos positivos e negativos na alimentação dos alunos e efetuar possíveis alterações nos cardápios. 
10389071 732159483543566 7833743662601333749 n
Fonte:http://www.icapui.ce.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário