sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Deputado Dedé Teixeira defende criação da Região Metropolitana do Vale do Jaguaribe.

Matéria foi publicada no Diário do Nordeste dessa sexta-feira, 14 de fevereiro

JAGUARIBE

Deputado defende nova região no CE

   pag 13
Deputado Dedé Teixeira destaca o potencial do Vale do Jaguaribe para justificar sua proposta de ampliar o número de regiões metropolitanas
FOTO: JOSÉ LEOMAR
O deputado Dedé Teixeira (PT) defendeu, ontem, na tribuna da Assembleia Legislativa, a criação da Região Metropolitana do Vale do Jaguaribe. A intenção, segundo o petista, é possibilitar um maior desenvolvimento dos municípios que fazem parte da área. Ele justifica que a região tem potencial para a produção de alimentos em todo o Estado do Ceará e necessitaria de maiores incentivos para que suas cidades sejam equiparadas a outras que sofrem abrangência de uma Região Metropolitana, como acontece com os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza.
Teixeira apresentará requerimento na Casa solicitando seminário em Limoeiro do Norte para discutir a proposta. O deputado Professor Pinheiro (PT) ressaltou que a discussão sobre está sendo feita desde 2010. "Alguns líderes da região nos chamaram por considerarem importante a aposta. Vamos aprofundar o assunto, trazendo pessoas de renomado saber jurídico, técnico e administrativo", disse, ressaltando proposta do deputado Professor Teodoro para criar a Região Metropolitana de Sobral.
A criação de regiões metropolitanas já foi sugerida outras vezes na Assembleia, como a de Sobral, que abrangeria 18 municípios na Região Norte. Pela proposta do deputado Professor Teodoro, seria estratégica para integrar a execução dos serviços públicos de interesse das cidades.
A Região Metropolitana do Cariri foi oficializada em 2009, mas ainda não possui plano de ações estratégicas para o desenvolvimento, conforme críticas de parlamentares. No ano passado, o suplente de deputado Vasques Landim (PR) cobrou a criação da Secretaria Executiva para gerir e atuar junto ao consórcio dos municípios, visando ao crescimento regional e à ampliação da capacidade de gestão da localidade.
Lula Morais (PCdoB), ainda em 2013, apresentou um Projeto de Lei Complementar que amplia os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, passando de 15 para 19. A nova composição incluiria Paracuru, Paraipaba, Trairi e São Luiz do Curu. O parlamentar defende que o projeto atualiza as novas áreas de influência de Fortaleza e do Complexo Industrial do Pecém.
Segundo ele, a Capital tomou novo perfil devido a novas aglomerações urbanas que se formaram em razão dos novos postos de empregos gerados pela construção da Refinaria, Siderúrgica, Zona de Processamento de Exportação, ampliação do Porto do Pecém e centenas de empresas e indústrias implantadas em Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru e São Luís do Curu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário