terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Icapuí: Consumidores reclamam do serviço de energia elétrica

No feriado do Réveillon, a região da Praia do Ceará em Icapuí, ficou sem energia por horas depois que um transformador sofreu sobrecarga. A Companhia explicou que o problema é pontual e que já está adotando as medidas para que o caso não se repita.
Falta de energia elétrica, demora no reparo de redes e roubo de transformadores são algumas das reclamações que consumidores fazem com relação ao serviço prestado pela Companhia Energética do Ceará (Coelce). 

Na Zona rural, os moradores sofrem com as constantes quedas de energia FOTO: HONÓRIO BARBOSA

Desde o apagão de quase três horas, registrado no fim de agosto do ano passado, nenhum outro transtorno grave foi registrado por falta de energia elétrica nos municípios do Interior. A maioria das reclamações dos consumidores ocorre na iluminação pública. Há demora na substituição das lâmpadas queimadas nas ruas e avenidas das cidades. Entretanto, em Quixeramobim, moradores da zona rural denunciam a ação de criminosos. Eles estão roubando transformadores de algumas comunidades. O engenheiro agrônomo e presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, havia relatado o problema publicamente.

Reclamações também na zona rural do município de Icapuí. Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, Maria Zildene Rebouças, a principal reclamação dos agricultores é contra as constantes faltas de energia na zona rural. "É uma das principais reclamações que ouvimos e isso acontece em diversas comunidades. Não sabemos o motivo", relatou. O município tem mais de dez comunidades rurais, onde as atividades se dividem entre agricultura familiar e a pesca.

O feriadão de fim de ano na região de Tibau, divisa com Icapuí, foi marcado por problemas no abastecimento de energia elétrica, o que deixou muita gente sem o serviço durante várias horas. De acordo com responsável técnico da Regional Leste, Eduardo Nascimento, foi uma sobrecarga nos transformadores que ocasionou o problema. "Durante o ano, a região de Tibau tem uma demanda muito pequena de energia e, nos feriados, costuma aumentar com a vinda de turistas. O que aconteceu foi que essa demanda foi muito além do esperado, o que acabou causando uma sobrecarga e a consequente queima do transformador", explica.

Sobre a demora na reposição, Nascimento contou que a Coelce possui apenas uma base logística na Regional Leste, que se localiza no município de Russas. "No Vale do Jaguaribe, nós mantemos bases de operações localizadas em Aracati, Russas e em Jaguaribe, onde atende os municípios quanto à manutenção e reparos na rede. No caso que ocorreu na praia do Ceará CE/RN, como dependia de um equipamento de grande porte, o equipamento veio da base de Russas, ocasionando a demora", esclareceu.

O responsável técnico ainda ressalta que a rede da área litorânea demanda uma atenção diferenciada, principalmente por sofrer ações da maresia que, segundo ele, comprometem a qualidade da energia ofertada. "Já estamos fazendo manutenção como preparação para o carnaval, para que o problema não volte a se repetir. Onde relatamos os problemas, estamos fazendo levantamentos em determinadas localidades para foca nossa atenção na região. É uma zona pesada, a demanda aumenta e a gente precisa fazer esse trabalho", afirma.

Sobre a reclamação feita pela Presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Icapuí, Nascimento contou que são necessários dados mais precisos de quais regiões se tratam, para depois realizar o diagnóstico da rede local.

Sobre o roubo de transformadores, ele disse que é um grande problema que atinge principalmente as áreas rurais do Estado, onde há um menor fluxo de pessoas, possibilitando o furto dos equipamentos para retirada do cobre, muito valioso na venda para o ferro velho.

"Durante o ano passado, houve, em apenas um mês, o roubo de 18 transformadores somente na área do Perímetro Irrigado Tabuleiro de Russas, sendo esse o alvo de maior incidência de roubo de transformadores da região", lamenta.

Para tentar driblar o problema, ele afirma que a Coelce tem solicitado apoio junto a Polícia Militar, bem como o apoio da população no que compete a denuncia da ação. "O roubo de transformadores causa prejuízos para os consumidores que podem ficar sem energia elétrica bem como ter a qualidade do serviço comprometida", ressalta Nascimento.

A reportagem tentou contato com a direção da Coelce em Fortaleza, bem como com a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), porém, até o fechamento desta edição, não obteve retorno das informações solicitadas às empresas.

ELLEN FREITASCOLABORADORA

Mais informações

Companhia Energética do Ceará
(Coelce)
Rua Padre Valdevino,150
Centro-Fortaleza
Telefone:0800.2804100 
Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário