sábado, 25 de janeiro de 2014

Cortejo popular marca encerramento da Semana Cultural 2014

DSCF4295
Cortejo popular seguiu até a Praça Central onde houve encenação de peça teatral 
A Semana Cultural 2014, em comemoração aos 30 anos de emancipação de Icapuí, terminou na quarta-feira (22/1) com um grande cortejo saindo da Praça da Liberdade, em Mutamba, seguindo até a Praça Central. Foram seis dias de muitas atividades culturais, artísticas, musicais e esportivas que contou com a participação popular.
As comemorações dos 30 anos se iniciaram na sexta-feira (17/7) e, segundo o governo municipal, se estenderão durante todo o ano de 2014 com diversos eventos já programados. 
DSCF4019
Hellen Rayane: a Mais Bela Voz de Icapuí
O concurso A Mais Bela Voz de Icapuí teve a participação dos cantores locais que mostraram todo o seu talento para o público que lotou a Praça Central nas noites de domingo (19/1) e segunda (21/1). O concurso já revelou vários artistas ao longo das edições das semanas culturais. Neste ano, teve a categoria "cantor mirim" pela primeira vez.
Na manhã da terça-feira (21/1), o seminário "30 anos da emancipação" contou com a presença de importantes personagens da história de Icapuí. Os baluartes do movimento de emancipação foram homenageados com uma comenda. 
DSCF4205
Entre as atrações musicais, a apresentação da Banda Limão com Mel reuniu uma multidão na Praça Central. O show de cerca de 2 horas e meia emocionou o público com canções bastante conhecidas do público.
A semana cultural 2014 priorizou os artistas da terra, como forma de valorizar a cultura icapuiense. Artistas de todas as áreas tiveram espaço para mostrar suas artes. Bandas de forró, reggae e swingueira compostas por artistas de Icapuí se apresentaram no decorrer da programação. Os cantores de música romântica e gospel também tiveram oportunidade de mostrar seus respectivos trabalhos ao público. Atletas de diversas modalidades, capoeiristas, grupo de Pastoril Mutambista e Dona Joaquina e o Maracatu Solar marcaram presença nos festejos.  
Subiram ao palco nestes seis dias de festa os cantores icapuienses Azarias, Leandro Silva e Carlos Júnior; a Banda Reldon mostrou seu repertório de reggae; a galera da Banda Bom de Forró agitou o público na Praça Central; os meninos do Swingão The Clapton deram um show de "swingueira".  No domingo, Koka Mil e Banda animou a matinê em Praia de Redonda. O grupo Arte Brasil e o cantor Nunes participaram de eventos no CJC e no Centro de Memória Chico Bagre. Conduzindo as alvoradas e o cortejo, a Orquestra de Sopros de Icapuí também fez bonito durante os eventos da Semana Cultural. 
DSCF4150
Destaque para o encontro de repentistas no show de cantoria. O público pôde assistir as "disputas" entre os convidados do poeta Jota Gomes. Os "emboladores" Maçarico da Praia e Sabiá da Mata, pai e filho, ambos artistas de Icapuí, protagonizaram um grande espetáculo da cultura nordestina. 
Os organizadores do evento avaliaram com bastante positiva a Semana Cultural 2014. O quesito "pontualidade" foi um dos pontos mais elogiados, pois a maioria dos eventos começou exatamente na hora prevista. As atrações musicais de qualidade, os artistas locais e os convidados também agradaram ao público.
As comemorações dos 30 Anos de Icapuí continuam. Participe desta festa!
(Fotos: Claudimar Silva)
Fonte: Educativa FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário