quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Colônia Z-17 participa de seminário sobre formação profissional de pescadores


DSCF4452A presidente da Colônia de Pescadores de Icapuí, Marleuza Silva, participou nesta terça-feira (28/1) de Seminário de Apresentação do Projeto de Formação de Pescadores Profissionais, promovido pelo Instituto de Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, no Campus de Acaraú.

A proposta é capacitar os pescadores que estão em atividade para as novas tecnologias empregadas na pesca, como forma de incluí-los em um mercado de trabalho cada vez mais crescente no ramo da pesca artesanal e profissional.

A Marinha do Brasil irá expedir carteira especifica para os pescadores que concluirem o curso, que será dividido em dois níveis de acordo com o nível educacional do pescador. Dessa forma, a capacitação atenderá desde os que não têm instrução até os que possuem níveis maiores de escolaridade. O objetivo do programa de formação de pescadores é qualificar a mão-de-obra e aumentar o controle da concessão do "seguro-defeso", legitimando os que realmente têm direito ao benefício. 

No evento estiveram presente várias autoridades do setor marítimo e pesqueiro do Ceará, bem como representantes das colônias de pescadores e entidades de classe do estado.

A implementação dos cursos tem previsão para a partir de julho deste ano, sendo formado quatro turmas inicialmente para o litoral oeste. A expansão se dará de acordo com a demanda das colônias de pescadores, após planejamento da coordenação do projeto no IFCE - Campus Acaraú, por se tratar de um projeto piloto.


A Colônia de Pescadores de Icapuí - Z 17 participou do evento e estará presente em reuniões futuras para acompanhar o andamento da implementação do curso para os pescadores de Icapuí.

Fonte: Educativa FM de Icapuí

Nenhum comentário:

Postar um comentário