terça-feira, 5 de novembro de 2013

PSF recebe reforços e será ampliado em 50%

Haverá uma equipe de profissionais da Saúde para cada 2 mil habitantes; antes, era para 3 mil pessoas
O Programa Saúde da Família (PSF) será ampliado em todo o Estado. Com a mudança, será formada uma equipe para cada 2 mil habitantes. A decisão pela ampliação foi da própria presidente Dilma Rousseff, segundo informou o governador Cid Gomes ontem (4), durante a solenidade de acolhimento do grupo de 212 médicos estrangeiros da segunda fase do Programa Mais Médicos, na Escola de Saúde Pública (ESP-CE), no bairro Meireles. As informações são da Redação Web do Diário do Nordeste.

Grupo de 212 profissionais estrangeiros da segunda fase do Programa Mais Médicos foram acolhidos, ontem, em cerimônia na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE). Eles devem atuar em 103 municípios do Estado, além da Capital Foto: Alex Costa

Antes, o PSF tinha o objetivo de formar uma equipe para cada 3 mil habitantes. Segundo o governador, o Ceará tem atualmente 70% dessa meta. "O atendimento básico é a porta de entrada ideal para o tratamento de saúde e assegurar uma ação necessária para a população, desafogando os hospitais", comemorou Cid Gomes. Com a mudança, o aumento efetivo do número de grupos será de 50%

De acordo com o Ministério da Saúde, as equipes são compostas, no mínimo, por um médico de família, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde. O grupo pode ainda contar com um dentista, um auxiliar de consultório dentário e um técnico em higiene dental. O secretário de gestão estratégica participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, garantiu que todas as equipes de PSF no Ceará estarão formadas até março do próximo ano.

Para o governador, a maior preocupação dos cearenses é com a saúde, e o maior empecilho para garantir um melhor atendimento é a falta de profissionais. Ele então criticou os médicos brasileiros que se opuseram ao Mais Médicos. "No Brasil, uma corporação cuidou de fazer uma reserva de mercado e, até hoje, eu procuro identificar com que sentido. Como é que uma categoria no Brasil pode reclamar da vinda de um profissional para suprir uma deficiência se os profissionais aqui no Brasil não deram conta de resolver essa deficiência?", disse Cid.

Em agosto de 2013, 95 médicos estrangeiros foram hostilizados por cerca de 50 profissionais cearenses da área que faziam uma manifestação na entrada da ESP-CE. O alvo do protesto era o grupo de 79 médicos de Cuba. Na saída, os estrangeiros e as autoridades foram vaiados.

Dos 212 médicos estrangeiros que concluíram a segunda etapa dos Mais Médicos, 197 são cubanos. O restante é da Venezuela, Bolívia e Honduras, além de brasileiros formados fora do País. Parte do grupo irá atuar em 103 municípios do Estado, sendo 42 apenas em Fortaleza. No dia 11 de novembro, mais 236 médicos chegarão ao Ceará.

A região Nordeste é a mais atendida com os médicos desta etapa do programa, com 928 profissionais. Em seguida, vêm o Sudeste (517), o Norte (358), o Sul (244) e o Centro-Oeste (120). Ao todo, os municípios brasileiros receberam 2.167 médicos estrangeiros na segunda fase.

Revalida
Dezoito profissionais da segunda etapa do Mais Médicos foram reprovados no Revalida neste ano, exame federal que ratifica o diploma de Medicina obtido no exterior. O teste não é pré-requisito para participação no programa federal. A maior parte destes profissionais reprovados está no Nordeste, principalmente no Ceará, com seis médicos.

Os 18 médicos estão na lista de 1.834 profissionais que receberam o registro único do Ministério da Saúde, na última sexta-feira, para atuar em postos de atenção básica do País.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, defendeu os profissionais. "Os médicos do Mais Médicos estão aqui para cuidar da atenção básica. O Revalida é para quem quer operar, fazer procedimento de alta complexidade".
Fonte:Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário