quarta-feira, 31 de outubro de 2012

MANIFESTAÇÃO DOS PESCADORES ARTESANAIS DO CEARÁ – 31 DE OUTUBRO 2012



A lagosta que já foi grande produto de exportação do Brasil entrou em colapso. No final de setembro todos os barcos pescando lagosta legalmente usando o manzuã pararam de pescar por falta de lagostas, os únicos barcos que continuam no mar são mas de 2000 barcos piratas pescando ou sem licença e/ou com material proibido, como compressor e caçoeira. As exportações não devem chegar a 1.000 toneladas de cauda comparado com 2.500 em 2010 com uma perda de US$ 40 milhões. 10.000 pescadores em todo o Brasil vão estar desempregado em 2013.
Os dados disponível indicam que os estoques sofreram com a sobre pesca dos últimos 20 anos e a falta de responsabilidade de produtores e do governo responsável pela gestão do recuros pesqueiro. Os dados científicos não permitem de chegar a conclusão se a lagosta tem capacidade de recuperação natural ou não. Lembramos que em 1992 o bacalhau nas águas do Canada entrou em colapso, deixando 30.000 pescadores e trabalhadores desempregados. Os estoques de bacalhau não se recuperaram até hoje, já que a capacidade natural de reprodução foi destruída.
No dia 30 de outubro os pescadores do Ceará encaminharam oficio a Presidente Dilma Roussef pedindo moratória de pesca da lagosta até 2014 afim de dar tempo para o governo e o setor pesqueiro de tomar as medidas necessárias para recuperar a pesca.
Dia 31 de outubro as 11 horas os pescadores artesanais do Ceará fazem manifestação na praia do Mucuripe para anunciar uma greve geral de tempo indeterminado ou até quando a Presidente cria um força tarefa para salvar a pesca da lagosta. A continuação terá o almoço tradicional chamado CABANA na praia antes de que a caravana se deslocará até a Capitania dos Portos para uma manifestação pacifica e a entrega do documento. Por enquanto nas praias, filhos e filhas de pescadores vão acionar os seus facebooks, tweeters e-mails para divulgar a greve .
Organização:
ARTICULAÇÃO DE PESCADORES E PESCADORAS DO LITORAL DO CEARÁ CONTRA A PESCA ILLEGAL DA LAGOSTA
Caixa Postal 51, 62.840-970 Beberibe, Ceará
           e-mail: lagosta2014@gmail.com telefone: Lindomar 85 9626 8058

Membros das seguintes entidades participaram das consultas para elaboração desta proposta:
Colônias de Pescadores do Litoral Leste do Ceara
Sindicatos de Pescadores
Associações Comunitárias
Fórum dos Pescadores e  Pescadoras do Ceará
Associações de Armadores
Apoio:
Amigos da Prainha do Canto Verde

 DOCUMENTOS PARA DOWNLOAD:


Nenhum comentário:

Postar um comentário