O governador Cid Gomes (PSB) deve anunciar hoje mudanças em suas secretarias de Governo. Ele fez o comunicado na noite de ontem, em sua página pessoal no Facebook. O governador fez o anúncio por volta das 19h30min, sem entrar em detalhes sobre as mudanças. Minutos antes, o colunista da revista Época, Felipe Patury, publicou que Cid deve mudar oito secretários na próxima semana. Na lista, estariam pretensos candidatos nas eleições de 2014.
A intenção de Cid seria prevenir a descontinuidade da gestão, no ano eleitoral, e garantir que 2014 será produtivo. Nos últimos dias, o chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho, já havia sinalizado possibilidades de mudanças, também nas redes sociais. No dia 29 de agosto, ele defendeu a saída de secretários que desejam disputar eleições em 2014.
Na última terça-feira, Pinho publicou um recado que pode ter relação com o secretariado de Cid Gomes: “Jamais nomeie alguém que não possa demitir”. Não está descartado que o anúncio seja oportunidade para fazer alterações em secretarias que estão em dificuldades.
Atualmente, os secretários com mais possibilidades de disputar a eleição no ano que vem são: Mauro Filho (Fazenda), Nelson Martins (Desenvolvimento Agrário), Francisco Pinheiro (Cultura), Camilo Santana (Cidades), Gony Arruda (Esporte), Ferruccio Feitosa (Secopa), Evandro Leitão (Trabalho e Desenvolvimento Social), Paulo Henrique Lustosa (Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente) e Fernando Oliveira (Procuradoria Geral do Estado).
As secretarias podem ter ainda mais mudanças, se for cogitada a saída dos que estão no segundo escalão. O secretário executivo do Esporte, Eugênio Rabelo, por exemplo, tem possibilidade de sair candidato a deputado federal.
Uma pasta cotada de ter o secretário substituído é da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Pode até ser que o titular, Francisco Bezerra, seja exonerado sob o mesmo argumento e venha a ser candidato nas eleições de 2014. No entanto, sabe-se que a segurança é uma das áreas mais criticadas da gestão.
Segundo o blog Política com K, da jornalista Kézya Diniz, Ciro Gomes defendeu mudanças na pasta. Disse que encerrou sua atuação como consultor na secretaria e encaminhou relatório por escrito ao governador, elencando erros e acertos.
Sobre a possibilidade de mudar o secretário, Ciro evitou polemizar. “Eu sou muito obrigado à minha franqueza, às vezes sou mal entendido. Mas eu não quero ser uma pessoa que cria uma crise política para o governador, que é meu irmão. Agora, a minha opinião é que alguma coisa precisa mudar na Secretaria de Segurança”, disse à jornalista.
Até as 22h de ontem, a publicação do governador no Facebook já contava com 900 curtições e mais de 300 comentários, nos quais muitos internautas pressionavam o governador pela troca do secretário de Segurança.
Há informações de que até parlamentares e secretários mais próximos ao governador teriam sido surpreendidos pelo anúncio. Primo de Cid, o deputado estadual Tin Gomes (PHS) mostrou-se surpreso com o anúncio. “Eu sabia que iam sair em dezembro. Se ele antecipou para setembro, para mim, é novidade”, disse.
Procurada pelo O POVO, a assessoria de comunicação do Governo do Estado disse não ter informações sobre quais seriam as mudanças, nem em que ocasião o governador fará o anúncio delas.
"Amanhã devo anunciar mudanças nas Secretarias de Estado"
Cid Gomes, governador do Ceará na página pessoal dele no Facebook
Visto no Jornal O POVO
Nenhum comentário:
Postar um comentário