segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Candidatos fazem prova da primeira fase

Mais de 37 mil pessoas concorrem a 3 mil vagas do concurso; segunda fase é prevista para 3 de novembro
A busca por estabilidade no serviço público ou, para quem já é professor da rede estadual, o desejo de elevar a carga/horária para aumentar o salário motivou muitos dos candidatos a enfrentar as provas da primeira fase do concurso para professores da rede pública estadual, na manhã de ontem.

As provas foram consideradas muito bem elaboradas pelos candidatos. Exames abrangeram conhecimentos básicos e específicos Foto: Érika Fonseca
Realizado pelo governo do Estado, por meio das Secretarias de Educação (Seduc) e do Planejamento e Gestão (Seplag), o concurso teve 37.271 inscritos no Ceará (10.778 mil pessoas só em Fortaleza), concorrendo a 3 mil vagas. As disciplinas com mais inscritos foram Língua Portuguesa (9.229), Matemática (5.358), História (5.262) e Biologia (4.235). Houve também prova para Libras.

De caráter eliminatório e classificatório, os exames abrangeram conhecimentos básicos (30 questões) e específicos (50 questões), valendo 80 pontos.

Além da Capital, 20 municípios cearenses sedes das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) realizaram o exame: Acaraú, Baturité, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Crateús, Crato, Horizonte, Icó, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Russas, Senador Pompeu, Sobral, Tauá e Tianguá.

A maioria dos candidatos saiu dos locais de provas, na Capital, satisfeito com as questões, definidas como muito bem elaboradas. Para Eliane Tavares, uma das concorrentes a uma vaga como professora de Língua Portuguesa, a maior dificuldade foram as questões de legislação. Professora da rede particular há 18 anos, outro ponto que avaliou como positivo foi a organização do concurso.

Outra candidata na área de Português, Elisângela Amaro, professora há oito anos, também sentiu dificuldade com questões de lei relacionadas ao poder público, mas reconhece que não estudou muito. Já Daniel Oliveira achou que a prova de Português valorizou muito itens sobre literatura e explorou menos a gramática, seu forte. "Quem se preparou não deve ter tido muita dificuldade", disse ele, que atua há dez anos como professor efetivo do Estado, tendo se inscrito no concurso para tentar complementar as 100 horas.

Segundo a coordenadora de Gestão de Pessoas da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, Marta Emília Silva Vieira, o concurso se desenvolveu de forma tranquila, sem notícias de qualquer incidente.

Resultado

O gabarito preliminar será divulgado amanhã (24), às 19h, e o resultado desta primeira fase sairá no dia 24 de outubro. Na segunda fase, prevista para 3 de novembro, de caráter eliminatório e classificatório, os candidatos vão se submeter a uma prova prática, quando ministrarão aulas da disciplina em que estão concorrendo. A terceira fase compreenderá exame de títulos. Segundo Marta, o resultado final será divulgado em fevereiro de 2014, com imediata convocação dos aprovados.
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário