sábado, 2 de março de 2013

O programa Troca Eficiente da Coelce está em Icapuí nesse final de semana


Foto: Ivan Souza
O programa Troca Eficiente da Coelce estará com seu caminhão hoje e amanhã (02 e 03/03) na praça central de Icapuí, para atender aos clientes da região praiana. Para o município de Icapuí foram disponibilizadas sessenta (60) geladeiras. As inscrições vão ocorrer até às 17 horas deste sábado, logo em seguida (por volta das 18 horas) acorrerá o sorteio entre os inscritos. Os sorteados devem comparecer ao local (praça central) até às 10 horas de amanhã (domingo) com sua geladeira antiga para trocar por uma nova.

Quem pode participar?
Populares se organizando para fazer a incrição. Foto: Ivan Souza

Pessoas classificadas como Baixa Renda, que têm uma geladeira velha para efetuar a troca e estejam em dia com a conta de energia.

A inscrição é totalmente gratuita. E no ato desta, o cliente pode trocar duas lâmpadas incandescentes por duas florescentes.

O que precisa?

Documento de identificação do titular da conta de energia, as duas últimas faturas devidamente pagas e uma geladeira em mau estado. É necessário ainda pertencer à tarifa social de baixa renda.

Outras informações sobreo o programa Troca Eificiente

Trocando uma geladeira nova por uma velha, em mau estado, tem-se uma economia de energia de até 70%. Em watts, esse valor representa, para uma geladeira velha, o consumo médio de 90kw/hora/mês, enquanto uma nova consome somente cerca de 24kw/hora/mês. As geladeiras do programa Troca Eificiente Coelce têm selo de consumo tipo "A", que significa eficiência no consumo de energia elétrica.
De acordo com um estudo feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a geladeira é responsável por quase um terço de toda a eletricidade consumida em uma residência. Quando velhas e em mau estado, além de consumirem mais que o normal, emitem gases que destroem a camada de ozônio, agravando, desta forma, o aquecimento global.
Os aparelhos velhos das pessoas inscritas e sorteadas irão para a reciclagem. Serão retirados das geladeiras o gás clorofluorcarboneto (CFC), nocivo à camada de ozônio, e resíduos como borrachas, fibras e metais. É importante lembrar que o gás não será liberado ao ar livre, pois deve passar por um processo de renovação para a retirada de impurezas (óleo e água) e, depois, voltar ao mercado a fim de ser reutilizado em outros aparelhos. As novas geladeiras possuem hidrocarboneto (HC), ao invés de CFC, um dos maiores responsáveis pela destruição da camada de ozônio, que protege a população dos raios ultravioleta. A decomposição deste gás poluente é difícil e pode durar até 150 anos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário