sexta-feira, 1 de março de 2013

Dedé Teixeira propõe PAC para combate à erosão costeira nos municípios brasileiros



Foto: Paulo Rocha/ALEC

Deputado tratou do assunto com a ministre-chefe da Casa Civil da Presidência da República e conta com apoio do Líder do PT na Câmara, José Guimarães
O deputado estadual Dedé Teixeira (PT), com apoio do Líder do PT na Câmara dos Deputados, está propondo que o Governo Federal crie uma espécie de PAC para investimentos no combate ao avanço do mar e à erosão costeira nos municípios brasileiros. O assunto foi tratado na semana passada com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que entrou em contato com o Ministério do Planejamento para avaliar a proposta.

“Fomos a Brasília e apresentamos à ministra um estudo do Labomar da UFC a respeito da erosão costeira nos municípios cearenses. Cidades como Icapuí e Cascavel, destinos prioritários para a Copa do Mundo, sofrem com o avanço do mar, problema que sensibilizou a ministra. Como poderemos receber turistas em cidades com áreas litorâneas destruídas?”, indagou o deputado, que solicitou audiência pública na Assembleia para discutir a questão.

Dedé alerta que a erosão costeira não ocorre apenas no Ceará, mas em todo litoral brasileiro. “A ideia é que a gente possa, com o Labomar, fazer os estudos técnicos para todo o Estado”, informou o petista.

O parlamentar lembrou que a erosão costeira está em pauta na Assembleia Legislativa desde em 2011, quando a Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca, sob a presidência do petista, promoveu um ciclo de palestras sobre o assunto. Como resultado, o Inesp publicou um livro intitulado “Ciclo de Palestras 2011”, que está disponível no seguinte endereço: http://www.al.ce.gov.br/index.php/documentos-e-pesquisa/publicacoes 

Em aparte, o deputado João Jaime (PSDB) apontou para a necessidade da realização de um projeto de requalificação do litoral cearense. “Já tive conversas com técnicos do Labomar; e são dois problemas, basicamente: um é a subida do mar, outro é a ocupação irregular das dunas”, frisou o parlamentar, acrescentando que, nos últimos 20 anos, aconteceu uma ocupação desordenada de todo o litoral do Estado. 

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário