quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Pescadores artesanais de lagosta realizam manifestação em Fortaleza nesta quarta

Centenas de pescadores de lagosta de todo o litoral cearense estarão em Fortaleza na manhã desta quarta-feira, 31 de outubro, para uma manifestação na Praia do Mucuripe. Às 11 horas, o grupo fará um ato para reivindicar que o Governo Federal tome medidas drásticas para salvar a pesca do crustáceo. Em seguida, após almoço no restaurante Cabana, os pescadores seguem para a Capitania dos Portos, onde será promovida uma manifestação pacífica.
Nesta terça, 30, eles encaminharam ofício à Presidente Dilma Roussef, solicitando uma moratória da pesca da lagosta até 2014, “a fim de dar tempo para o governo e o setor pesqueiro tomarem as medidas necessárias para recuperar a pesca”. Participarão do protesto integrantes de colônias de pescadores do Litoral Leste do Estado, de sindicatos de pescadores, de associações comunitárias, do Fórum dos Pescadores e Pescadoras do Ceará e de associações de armadores, com apoio dos Amigos da Prainha do Canto Verde.
Segundo o movimento, que ameaça parar as atividades, a lagosta, antes líder da pauta de exportações do Estado, entrou em colapso. “No final de setembro todos os barcos pescando lagosta legalmente usando o manzuá pararam de pescar por falta de lagostas. Os únicos barcos que continuam no mar são mais de 2.000 barcos piratas pescando ou sem licença e/ou com material proibido, como compressor e caçoeira. As exportações não devem chegar a 1.000 toneladas de cauda, comparadas com 2.500 em 2010, com uma perda de US$ 40 milhões”, afirmam seus líderes. Segundo eles, 10 mil pescadores em todo o Brasil vão estar desempregados em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário