quinta-feira, 13 de setembro de 2012

A população de Icapuí é politizada?

 Foto: Ivan Souza

Depois da sua emancipação política ocorrida na primeira metade da década de 1980, o município de Icapuí, já passou por oito eleições a nível municipal (1985, 1988, 1992, 1996, 2000, 2004, 2008 e 2011). Sendo que a primeira e a última eleição não obedeceram ao calendário normal (de quadro em quatro anos), por se tratar de casos específicos: como na instalação do município (na primeira) e o motivo de vacância em função da cassação do prefeito anterior (na última).
  
As sucessivas eleições realizadas em Icapuí neste espaço curto de tempo têm incentivado de forma intensiva a participação da sua população na escolha dos seus representantes (prefeito e vereadores). Mesmo depois do registro de fatos negativos, envolvendo políticos locais, não foi suficiente para tirar o povo dos eventos políticos partidários.
E parece que o interesse da população local pela política partidária vem aumentando a cada processo eleitoral, uma prova disso é o envolvimento do povo, com a presença maciça nos
arrastões providos pelos candidatos, bem como a grande quantidade de bandeiras fincadas nas maiorias das residências, distribuídos por diversas comunidades do município.
Essa participação acalorada dos Icapuienses no processo eleitoral poderia ser mais bem aproveitada, basta que fosse trocado o fator emocional pelo fator racional, com certeza o nosso eleitorado iria escolher os nossos representantes, ou seja, votando em pessoas mais preparadas (capacitadas), e consequentemente, melhor representante da sociedade, e defensor dos interesses coletivos do nosso município.
Por Ivan Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário