sábado, 9 de junho de 2012

Projeto Parques Infantis: Uma proposta para Icapuí

 
Para contribuir com a gestão municipal 
AO PREFEITO: Jeronimo Souza e vereadores.
O esboço de um projeto muito importante para o município e principalmente para as crianças e jovens.

Projeto Parques Infantis.
 
Projeto Parques Infantis para a Prefeitura Municipal de Icapuí integrarão o projeto governamental voltado às crianças, por meio do qual lhes foi garantido o direito à infância. Ao observar a recreação nas escolas e praças do nosso município vimos que a diversidade recreativa consiste no principal fundamento dessa experiência educacional na qual as crianças reviviam as tradições populares, através da arte e dos jogos tradicionais infantis e parquinhos com isso teriam a possibilidade de ser criança, de viver a especificidade dessa fase da vida.
A elaboração da proposta de programação educativa que permitam a todas as pessoas de pouca idade se tornar crianças e permanecerem como tal durante essa fase da vida respeitando cada etapa.
A escola é o lugar onde a criança tem que ficar sentada por, quatro horas por dia e nove meses por ano, absorvendo abstrações e sem a prática da experimentação. Tudo se passa como se o interesse da criança gravitasse em torno de livros, silêncio, passividade, inatividade. A escola é ainda individualista, na época em que vivemos não se propondo a ensinar cooperação, iniciativa, auto direção ou a arte de fazer amigos e dirigir os outros. Violando as leis do crescimento físico e psíquico, prepara homens sem iniciativa, sem vontade, sem ideias. Ao invés de respeitar o corpo e deixar a mente cuidar de si mesma, respeitamos a mente e descuidamos do corpo. Ambas as atitudes são erradas, mas não podemos deixar de reconhecer esta verdade tão simples: o físico serve de base ao mental e este último não deve ser desenvolvido em prejuízo do primeiro. A escola não é, pois, o sistema ideal de cultura infantil. Um utro sistema precisa, não diremos substituí-la, mas completá-la. Um sistema que tome a criança como ela é, e a nossa complexa civilização como ela é, harmonizando os dois fatos de uma maneira científica e ao mesmo tempo humana. Este é o parque infantil.
A criança é essencialmente um ser sensível à procura de expressão. Não possui ainda a personalidade completamente formada. A inteligência dela não prevalece. 
Ao Departamento competente o Regimento Interno dos Parques Infantis 
Compete aos instrutores: 
 
1. Em relação ao serviço geral dos Parques: 

a) zelar pela conservação dos parques; 
b) providenciar o preparo dos aparelhos que por falta de resistência ou qualquer defeito, não oferecem segurança; 
c) providenciar para que os tanques de brincar sejam constantemente renovados a areia dos tabuleiros; 
d) atrair as crianças para os brinquedos próprios à sua idade, desviando-as de todos aqueles que sejam contraindicados; 
e) orientar as atividades recreativas da criança, velando por ela, sem lhe perturbar ou ameaçar a liberdade e a espontaneidade no brinquedo; 
f) auxiliar na distribuição da merenda, etc; 
g) ensinar a prática de jogos infantis, participando das atividades lúdicas e recreativas; 
h) propagar a prática dos brinquedos e jogos nacionais, cuja tradição as crianças já perderam ou tendem dia-a-dia a perder; 
i) aproveitar as oportunidades proporcionadas pelo interesse das crianças para lhes ministrar educação física dependendo da idade. 

2. Em relação às crianças, compete aos instrutores: 

a) organizar o horário da recreação, de maneira a deixar o tempo necessário as outras atividades; 
b) vetar expressamente às crianças a participação em qualquer atividade afim caso estejam doentes ou suspeitas como tal; 
c) determinar aos guardas dos portões para afastar da entrada dos Parques os vendedores ambulantes de doces ou gulodices prejudiciais à higiene e saúde das crianças; 
d) verificar que todo e qualquer trabalho (desenho, pintura, etc.) das crianças traga sempre o nome e a idade do autor; 
e) entregar a professora responsável, os desenhos feitos pelas crianças; 
f) tornar obrigatória a lavagem das mãos antes do lanche, cuja distribuição deve ser feita de acordo com o horário do intervalo; 
g) impedir que a criança brinque debaixo de chuva ou sol muito forte; 
h) impedir que os guardas intervenham no serviço educacional das crianças a não ser por ordem direta de instrutores, em caso de acidentes ou em caso de conflitos e brigas entre elas.

3. Em relação aos jogos, compete aos instrutores: 

a) incentivar os jogos de futebol ou basquete, às crianças menores de 8 anos. Para os maiores de 8 anos, deve ser feita a redução do campo de acordo com a idade dos jogadores e determinado o tempo máximo de duração do jogo. (30 minutos); 
b) organizar os jogos e demais atividades de campo 
c) determinar que a prática de futebol, só seja permitida às crianças matriculadas na escola; 
d) impedir, sob qualquer pretexto, entrada ou saída de materiais de jogos, como sendo bolas, petecas, cordas, carrinhos, etc.;
e) estimular na criança o espírito poliesportivo, evitando assim atração exagerada por um determinado jogo. 
f) proibir que as crianças pratiquem jogos de bola, peteca ou outros, dentro das salas onde possam danificar os ventiladores, janelas, vidros ou paredes; 
g) apresentar com antecedência mínima de 15 dias os programas de jogos, torneios ou festas que se realizam internamente na escola; 

4. Em relação aos serviços internos e externos dos Parquinhos a seu funcionário responsável, compete: 

a) comparecer às reuniões pedagógicas, festivais e outras realizações dentro da escola, quando para isso especialmente convocado;. 
b) zelar pelas instalações, acessórios e utensílios dos Parquinhos, os quais devem merecer-lhes o maior cuidado. Qualquer perda, extravio, quebra ou estrago deve ser imediatamente comunicado à diretoria; 
c) comunicar à secretaria responsável a falta de areia fina para os "stands" e chãos e balanças, carrossel, gangorras, passos-gigantes, etc; 
d) providenciar para que seja observado o maior asseio possível no recinto dos parques, evitando que as crianças atirem ao chão papel ou outros objetos; 
e) proibir que sejam tiradas fotografias nos Parques, por fotógrafos profissionais, sem autorização da diretoria e dos pais dos alunos; 
f) não dar atribuições a servidores municipais que não pertencem à Divisão e nem estejam diretamente subordinados; 
g) reservar diariamente meia hora para organização das fichas e registro geral do material; 
h) comunicar à diretoria qualquer modificação na dinâmica do parquinho.
i) providenciar para que não seja permitida a utilização por adultos; 
j) apresentar-se uniformizado durante o tempo de trabalho; 
l) apresentar mensalmente um relatório sobre consertos e melhorias; 

OBS:
Serão necessário bancos e arborização do local.

Prefeito Jeronimo de Souza e ao Vice Prefeito Vicente.
Vereadores: Lacerda Filho, Vereador Sérgio Araújo, Eurivan de Paula, Felipe Maia, Gilson da Paz Segundo . Manoel Jeová, Erika , Marcos Nunes.

O referido projeto não é de minha total autoria, foi modificado para adequar-se a realidade do município.
E devera passar pelas modificações e apreciação dos mesmos. 
Fiquem inteiramente a vontade sobre as mudanças necessárias, e preocupem-se com captação de recursos se acharem do interesse municipal

Projeto Parques Infantis para a Prefeitura Municipal de Icapuí integrarão o projeto governamental voltado às crianças, por meio do qual lhes foi garantido o direito à infância. Ao observar a recreação nas escolas e praças do nosso município vimos que a diversidade recreativa consiste no principal fundamento dessa experiência educacional na qual as crianças reviviam as tradições populares, através da arte e dos jogos tradicionais infantis e parquinhos com isso teriam a possibilidade de ser criança, de viver a especificidade dessa fase da vida.
A elaboração da proposta de programação educativa que permitam a todas as pessoas de pouca idade se tornar crianças e permanecerem como tal durante essa fase da vida respeitando cada etapa.
A escola é o lugar onde a criança tem que ficar sentada por, quatro horas por dia e nove meses por ano, absorvendo abstrações e sem a prática da experimentação. Tudo se passa como se o interesse da criança gravitasse em torno de livros, silêncio, passividade, inatividade. A escola é ainda individualista, na época em que vivemos não se propondo a ensinar cooperação, iniciativa, auto direção ou a arte de fazer amigos e dirigir os outros. Violando as leis do crescimento físico e psíquico, prepara homens sem iniciativa, sem vontade, sem ideias. Ao invés de respeitar o corpo e deixar a mente cuidar de si mesma, respeitamos a mente e descuidamos do corpo. Ambas as atitudes são erradas, mas não podemos deixar de reconhecer esta verdade tão simples: o físico serve de base ao mental e este último não deve ser desenvolvido em prejuízo do primeiro. A escola não é, pois, o sistema ideal de cultura infantil. Um utro sistema precisa, não diremos substituí-la, mas completá-la. Um sistema que tome a criança como ela é, e a nossa complexa civilização como ela é, harmonizando os dois fatos de uma maneira científica e ao mesmo tempo humana. Este é o parque infantil.
A criança é essencialmente um ser sensível à procura de expressão. Não possui ainda a personalidade completamente formada. A inteligência dela não prevalece. 


Ao Departamento competente o Regimento Interno dos Parques Infantis 
Compete aos instrutores: 

1. Em relação ao serviço geral dos Parques: 

a) zelar pela conservação dos parques; 
b) providenciar o preparo dos aparelhos que por falta de resistência ou qualquer defeito, não oferecem segurança; 
c) providenciar para que os tanques de brincar sejam constantemente renovados a areia dos tabuleiros; 
d) atrair as crianças para os brinquedos próprios à sua idade, desviando-as de todos aqueles que sejam contraindicados; 
e) orientar as atividades recreativas da criança, velando por ela, sem lhe perturbar ou ameaçar a liberdade e a espontaneidade no brinquedo; 
f) auxiliar na distribuição da merenda, etc; 
g) ensinar a prática de jogos infantis, participando das atividades lúdicas e recreativas; 
h) propagar a prática dos brinquedos e jogos nacionais, cuja tradição as crianças já perderam ou tendem dia-a-dia a perder; 
i) aproveitar as oportunidades proporcionadas pelo interesse das crianças para lhes ministrar educação física dependendo da idade. 

2. Em relação às crianças, compete aos instrutores: 

a) organizar o horário da recreação, de maneira a deixar o tempo necessário as outras atividades; 
b) vetar expressamente às crianças a participação em qualquer atividade afim caso estejam doentes ou suspeitas como tal; 
c) determinar aos guardas dos portões para afastar da entrada dos Parques os vendedores ambulantes de doces ou gulodices prejudiciais à higiene e saúde das crianças; 
d) verificar que todo e qualquer trabalho (desenho, pintura, etc.) das crianças traga sempre o nome e a idade do autor; 
e) entregar a professora responsável, os desenhos feitos pelas crianças; 
f) tornar obrigatória a lavagem das mãos antes do lanche, cuja distribuição deve ser feita de acordo com o horário do intervalo; 
g) impedir que a criança brinque debaixo de chuva ou sol muito forte; 
h) impedir que os guardas intervenham no serviço educacional das crianças a não ser por ordem direta de instrutores, em caso de acidentes ou em caso de conflitos e brigas entre elas.

3. Em relação aos jogos, compete aos instrutores: 

a) incentivar os jogos de futebol ou basquete, às crianças menores de 8 anos. Para os maiores de 8 anos, deve ser feita a redução do campo de acordo com a idade dos jogadores e determinado o tempo máximo de duração do jogo. (30 minutos); 
b) organizar os jogos e demais atividades de campo 
c) determinar que a prática de futebol, só seja permitida às crianças matriculadas na escola; 
d) impedir, sob qualquer pretexto, entrada ou saída de materiais de jogos, como sendo bolas, petecas, cordas, carrinhos, etc.;
e) estimular na criança o espírito poliesportivo, evitando assim atração exagerada por um determinado jogo. 
f) proibir que as crianças pratiquem jogos de bola, peteca ou outros, dentro das salas onde possam danificar os ventiladores, janelas, vidros ou paredes; 
g) apresentar com antecedência mínima de 15 dias os programas de jogos, torneios ou festas que se realizam internamente na escola; 

4. Em relação aos serviços internos e externos dos Parquinhos a seu funcionário responsável, compete: 

a) comparecer às reuniões pedagógicas, festivais e outras realizações dentro da escola, quando para isso especialmente convocado;. 
b) zelar pelas instalações, acessórios e utensílios dos Parquinhos, os quais devem merecer-lhes o maior cuidado. Qualquer perda, extravio, quebra ou estrago deve ser imediatamente comunicado à diretoria; 
c) comunicar à secretaria responsável a falta de areia fina para os "stands" e chãos e balanças, carrossel, gangorras, passos-gigantes, etc; 
d) providenciar para que seja observado o maior asseio possível no recinto dos parques, evitando que as crianças atirem ao chão papel ou outros objetos; 
e) proibir que sejam tiradas fotografias nos Parques, por fotógrafos profissionais, sem autorização da diretoria e dos pais dos alunos; 
f) não dar atribuições a servidores municipais que não pertencem à Divisão e nem estejam diretamente subordinados; 
g) reservar diariamente meia hora para organização das fichas e registro geral do material; 
h) comunicar à diretoria qualquer modificação na dinâmica do parquinho.
i) providenciar para que não seja permitida a utilização por adultos; 
j) apresentar-se uniformizado durante o tempo de trabalho; 
l) apresentar mensalmente um relatório sobre consertos e melhorias; 

OBS:
Serão necessário bancos e arborização do local.

Prefeito Jeronimo de Souza e ao Vice Prefeito Vicente.
Vereadores: Lacerda Filho, Vereador Sérgio Araújo, Eurivan de Paula, Felipe Maia, Gilson da Paz Segundo . Manoel Jeová, Erika , Marcos Nunes.

O referido projeto não é de minha total autoria, foi modificado para adequar-se a realidade do município.
E devera passar pelas modificações e apreciação dos mesmos. 
Fiquem inteiramente a vontade sobre as mudanças necessárias, e preocupem-se com captação de recursos se acharem do interesse municipal.


Fonte:Fenix Icapuí /http://www.facebook.com/photo.php?fbid

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