quinta-feira, 21 de junho de 2012

Por que ocorreram várias alterações na Câmara dos Vereadores de Icapuí?

No início da última legislatura da Câmara dos Vereadores de Icapuí, quando os vereadores tomaram posse em primeiro de janeiro de 2009, a casa legislativa era composta pelos seguintes vereadores: Raimundo Lacerda Filho (PSDB), Manoel Jeová da Silva (PSDB), Gilson da Paz de Oliveira Segundo (PSDB), Antônio Carlos Reis da Silva (PSDB), Vicente de Paulo Braga (PT), Jerônimo Felipe Reis de Sousa (PT), Felipe Maia de Oliveira Rebouças (PT), Marcos José Ferreira Nunes (PC do B) e Erika Costa da Silva (PRB).
Composição da Câmara em janeiro de 2009

Podemos afirmar que as alterações ocorridas na Câmara Municipal de Icapuí, tiveram maior significado, logo após o processo de cassação do então prefeito Ir. Edilson (PSDB), e consequentemente com a realização da Eleição Suplementar de 13 de novembro de 2011, que na oportunidade elegeu os vereadores Jerônimo Felipe Reis de Sousa e Vicente de Paulo Braga (ambos do PT), aos cargos de prefeito e vice-prefeito respectivamente.

As mudanças na composição da Câmara de Vereadores do município de Icapuí foram bastante significativas, dentro de um espaço de tempo considerado curto, ou seja, inferior a um ano, de outubro de 2011 a junho de 2012, envolvendo seis parlamentares distintos de tres partidos (PT, PSDB e PSD) , entre titulares e suplentes. 

Primeiramente, com a saída do presidente da Câmara, Manoel Jeová da Silva (Cadá) para assumir interinamente a PMI, fato este, que proporcionou um caso de vacância no legislativo, que logo foi reivindicado pelo suplente de vereador, José Almir Alcântara da Silva (PSDB), que veio assumiu a condição de vereador dias depois, permanecendo na casa legislativa até o retorno do vereador Cadá.

 As duas vagas deixadas pelos recém-eleitos Jerônimo e Vicente (prefeito e vice), fez a Câmara Municipal convocar os dois primeiros suplentes do Partido dos trabalhadores: Francisco Eurivan de Paula e Iran Rodrigues Félix, para serem empossados (efetivados) como vereadores.  Há cerca de dois meses após a sua posse, o vereador Iran Félix pediu licença a casa legislativa, e logo foi substituído pelo seu companheiro de partido, Sérgio Araújo, que havia ficado na terceira suplência.
Composição da Câmara em junho de 2012

 As alterações ocorridas na Câmara dos Vereadores de Icapuí, compreendido no período de 2011/2012, não ficaram restritas apenas a questão das substituições dos vereadores (citados anteriormente), mas também, na questão da representatividade política e partidária, levando em consideração o contexto político local.

Nesse período alguns vereadores mudaram de partido, a começar pela vereadora Érica, que saiu do PRB e filiou-se ao PSB, depois foi a vez de Lacerda Filho que saiu do PSDB para ficar no PMDB, em seguida Gilson Segundo e Cadá deixaram o PSDB para fazer parte do recém-criado PSD. Além dessas mudanças, houve também a formação do novo cenário político (situação e oposição), onde temos quem era opositor e passou a ser situação e vice versa, além dos que eram situação e nela permaneceram.
Por Ivan Souza



Nenhum comentário:

Postar um comentário