Além de Fortaleza, outras cinco sedes foram confirmadas: Brasília, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. Com exceção da capital federal, que será o palco da partida de abertura e de outros três encontros, cada sede receberá três dos 16 jogos. Até agora, estão confirmados na Copa das Confederações o Uruguai (campeão da Copa América), o Japão (vencedor da Copa Asiática), o Brasil (país sede) e a Espanha (campeã mundial). Os demais serão os campeões da UEFA Euro 2012, da Copa da Oceania de 2012 e da Copa Africana de Nações de 2013.
"Este evento é mais que um mero aperitivo para o que vem em 2014", explicou o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, que participou de uma coletiva de imprensa juntamente com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e com os membros do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local (COL). "Sim, ele é um teste operacional importante para o país e para as sedes, mas ao mesmo tempo ele apresenta um futebol do mais alto nível. Isto também se refletiu em uma pesquisa recente mostrando que 64% dos brasileiros querem estar no estádio durante o evento de 2013, quase os mesmos 66% dos interessados em ir à Copa do Mundo da FIFA um ano mais tarde. Sem falar na impressionante consciência do evento por parte de 87% dos brasileiros", completou o francês.
Para o Ministro Aldo Rebelo, as cidades que sediarão a Copa das Confederações da FIFA 2013 não só serão portas de entrada para um grande espetáculo de futebol, como também mostrarão a grandeza do Brasil e a capacidade do país e do povo brasileiro de honrarem os seus compromissos. "Estou muito confiante de que teremos um evento à altura do padrão que os brasileiros e o mundo todo esperam", destacou.
O secretário Ferruccio Feitosa destacou a importância da dedicação do Governo do Estado no projeto. “Conquistamos novamente uma posição de destaque ao recebermos jogos do Brasil e de uma Seleção Campeão Mundial que provavelmente será a Espanha. Isso reflete os frutos do empenho e dedicação do Governo que vem trabalhando com seriedade e compromisso”, comemora.
A Arena Castelão
A Arena Castelão já tem duas das quatro etapas concluídas e mais de 70% de conclusão. Quando 100% concluída, em dezembro de 2012, será a maior do Norte/Nordeste e estará entre as quatro maiores do Brasil. A previsão é que o estádio seja concluído em dezembro de 2012. As obras de reforma e modernização estão sendo executadas pelo consórcio formado pelas empresas Galvão Engenharia e Andrade Mendonça. “O Castelão é o único estado do Norte\Nordeste que tem capacidade acima de 50 mil, acredito que é 76 mil a capacidade de público do Castelão. Todos os outros Estados do Norte\Nordeste tem estádios com capacidade de 40 até 50 mil espectadores”, destacou Cid Gomes.
A primeira Etapa, inaugurada em novembro de 2011, compreende Estacionamento e Praça de Acesso do Setor Norte e o Edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos do Governo do Estado (Secretaria do Esporte do Estado e do Departamento de Arquitetura e Engenharia). A Etapa II do projeto, também pronta, compreende Estacionamento e Praça de Acesso Setor Sul. Inclui ainda ações como a construção da primeira bilheteria e de um trecho da via que dará acesso ao estacionamento da Arena Castelão.
As duas últimas Etapas, III e IV, seguem a todo vapor. A etapa III corresponde à construção do Edifício Central que é considerado o centro de comando de todo o estádio. Atualmente, o prédio está em fase bem adiantada. De acordo com o último relatório, a etapa alcança 76,80% de execução. Já a Etapa IV compreende a finalização de todo o projeto e interação entre as etapas. Atualmente, essa fase está com 37,58% de conclusão.
30.05.2012
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Assessoria de Imprensa da Secopa
Nenhum comentário:
Postar um comentário