![]() |
Professor Sérgio Araújo |
Faço questão de publicizar a todos que a minha primeira fonte de renda, com apenas 15 anos, foi trabalhar como remendador de rede de pesca. Lembro muito bem, na época chegava a ganhar 5 reais por dia. Neste momento de minha história de vida, gostaria de citar os meus primos sandro, bené e aba, assim como o meu tio tita, pois foram eles que me ensinaram os nós. Lembro muito bem que estudava pela manhã e a tarde ia remendar redes a fim de ganhar os tão suados 5 reais e poder comprar aquilo que dejesava e o que dava é claro, já que o meu pai era uma pessoa humilde e ralava muito para dar de comer a nossa família.
Meu segundo trabalho, foi ser monitor de um time de basquete, agora já com 17 anos, a convite do professor Bebeto e do diretor do Departamento de Cultura e Desportos, meu companheiro de partido, Reudson de Sousa. Fui convidado a treinar um grupo de meninas por um salário de 50 reais ao mês. Foi um momento muito rico, de muita aprendizagem, meu primeiro grande desafio, meus primeiros passos para desenvolver a minha oralidade e a minha capacidade de liderança.
Aos 18 anos termino o meu 2º grau na escola de Ensino Fundamental Professora Mizinha, cheio de esperança para entrar em uma faculdade, vivendo sobre o sonho de meus pais: que desejavam que eu me tornasse um advogado, engenheiro ou médico, pois essas eram as profissões da moda da época. Contrariando os sonhos dos meus pais, tentei o curso de História na Universidade do Rio Grande do Norte, mas não tive êxito.
Em 1993 participei do concurso público da prefeitura municipal de Icapuí e consegui passar para professor do Departamento de Cultura, este é um ato importante na minha trajetória de vida, pois buscava a minha independência financeira e consequentemente, política, pois assim não ficaria subjugado a interesses individuais de políticos locais.
Junto a minha vontade de me profissionalizar, sempre tive a pretensão e o gosto de participar dos movimentos sociais, de associações, de conselhos, de grupos esportivos, etc.
Em 1999, iniciei a fazer a tão sonhada faculdade pela UECE, fui matriculado no Curso de Formação de Professores para o ensino Fundamental de 1ª a 8ª Série, um momento marcante em minha trajetória, pois a faculdade deu-me sustentabilidade cognitiva, enriqueceu os meus conhecimentos. Durante este momento, gostaria de citar o nome de D. Mazé, lembro-me muito de suas palavras estimuladoras, sinceras, propositivas, de admiração. Me vislumbrava! Muito obrigado D. Mazé, você não sabe o quanto foi importante para a minha formação.
No ano de 2000 veio a minha primeira experiência como candidato a vereador, com apenas 24 anos fui convidado pelo partido dos trabalhadores a mim candidatar, impulsionado pela participação nos movimentos sociais, que teve como fator determinante a minha eleição para presidente da Associação de Moradores Urbanos de Icapuí. Aceitei o chamado PT, fui a luta, mobilizei pessoas na área do esporte, alunos e familiares, conseguindo tirar cerca de 150 votos.
O resultados dessa eleição me estimulou muito mais, pois pra mim ficou a certeza de que tinham 150 pessoas que acreditavam em meu potencial. Continuei na luta, participei de sindicatos, de conselhos escolares, tive grandes conquistas no esporte, sendo 03 vezes seguidas campeão cearense das escolas públicas como treinador de basquete feminino, como lembro de grandes amigas como: Erilene (hoje advogada desta casa), Elineide, Lucélia, Santana, Elcione, Samanda, Lorena, Irenice, Paulinha, Selma Araújo e minha, hoje esposa, Bernisângela. Fui também o único atleta de Icapuí a jogar o campeonato cearense de basquetebol pela equipe de Aracati.
Em 2003 foram muitas as conquista. Terminei a minha faculdade pela UECE. Neste mesmo ano decidi formar o Clube Araújo de Futebol, popularmente conhecido como Araújo. Time este que se transformou num grupo vitorioso nas modalidades de futsal e futebol. Através deste grupo alcancei espaços em todas as comunidades, ganhei respeito perante os esportistas de todo o município. Gostaria aproveitar a oportunidade para citar pessoas importantes que fizeram parte do time do Araújo, dentre eles está o Brancoso, o Leitão, Buchinha, Leonardo, Edinho, Caquico, Diguinho, Peixe, Sávio, João de Preta, Robertinho, Júnior de Agripino , Bilu, Ronaldo e Ivanildo.
Outro grande momento de minha trajetória aconteceu em 2004. Fui eleito com apoio de mais de 95% dos votantes, diretor da Escola Mizinha, uma escola com uma comunidade escolar de mais de 2000 pessoas. Através desta escola ganhei muito respeito das famílias, principalmente da região central de Icapuí, especificamente de nosso querido pé de serra, Vila Paraíso e Vila Chico Dantas. Nesse momento gostaria de citar pessoas importantes como Maria de Castro, Maninho da Coelce, Analine, Socorro Granja, Helineude, Selma Oliveira, Graça, Marli Siebra, Maria Helena, Lúcia Lacerda, Lúcia Costa, Edinaldo, Criseuda, Conceição, José Nilson, Betinho, Wellington Carlos e muitas outras que fizeram e ainda fazem parte desta grande família que é a Escola Mizinha.
Durante os anos de 2005, 2006 e 2007 continuei participando de conselhos, associações, grupos esportivos, seminários, palestras e sindicato, sempre muito atuante e ativo com o pensamento voltado para a minha participação política em nosso município. Em 2007 termino o curso de Especialização em Gestão Educacional pela UFC, o que me credenciou para o exercício da gestão educacional e deu-me mais subsídios para a minha intervenção política em meu município.
Em 2008, fundamos a Associação Desportiva e Cultural de Icapuí – ADECI, e fui eleito presidente da mesma, entidade esta que possibilitou o lazer e o entretenimento para muitas crianças e adolescente de nosso município. Nesta conquista gostaria de citar o os meus amigos Marquinhos de cocorro, Marquinhos de Ireni, Tony e Adriano Geimerson. A Adeci conseguiu projetos junto à Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e Fundação Kellog e organizou jogos do Acampamento Latino Americano.
Também em 2008, participamos mais uma vez das eleições como candidato a vereador, tirando 378 votos, uma demonstração e uma evidencia que estávamos caminhando corretamente, pois quase que triplicamos a nossa votação em relação a 2000. Ali tínhamos a certeza que a nossa vitória era uma questão de tempo.
Agora muito mais estimulado, continuei participando de todas as manifestações políticas, consolido de vez a minha presença dentro das instâncias do PT e em 2010 fui eleito presidente do PT municipal, com o apoio de mais de 80% dos votantes. Neste mesmo ano fui coordenador da campanha vitoriosa do Dep. Estadual Dedé Teixeira e participei da Equipe de Coordenação do Acampamento Latino Americano da Juventude.
Continuando essa trajetória vitoriosa, em 2011 fui nomeado Secretário Municipal de Saúde pelo então prefeito Cadá, fato este que considero marcante em minha história, pois mesmo não sendo da área, provamos a nossa capacidade técnica e política na frente da pasta da saúde. Conseguimos pagar o GAP (Gratificação de Apoio a Produção) depois de 07 anos negado aos funcionários pela gestão do PSDB, colocamos os salários dos funcionários em dia, abrimos o posto da saúde da Redonda à noite, recuperamos os serviços da SAMU, pagamos todos os débitos com a Icaprev e INSS deixado pela gestão anterior e recuperamos a auto-estima dos servidores. Mas gostaria de citar nomes de servidores que contribuíram demais com esse momento, dentre eles cito: Célia, Lurdinha, Neide, Lúcia Soares, Renata, Closilda, Maurício, Aricelma, o Dr. Ígor, Dr. Roberto e Drª Olga, o Valdir, Aninha, César de Iraci, o Cleilton e muitos outros, que sem eles não teria conseguido. Quero mandar um abraço especial a todos os agentes de saúde e agentes de endemias, que na minha humilde visão de saúde, são funcionários essenciais para o sucesso da saúde em nosso município. Em nome desses, agradeço a todos os outros funcionários que me ajudaram nesta empreitada.
Fonte: Enviado pelo e-mail sergioicapui@bol.com.br
não prestou pra ser nem secretario quanto mais vereador!!!
ResponderExcluirCom a assunção do edil Sérgio A., o parlamento de Icapuí será palco de debates e embates educadores e enriquecedores, pois o supracitado parlamentar possui raciocínio lógico, espírito público e, sobretudo, visão de futuro. Parabéns e sucesso Sérgio.
ResponderExcluir