quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

ICAPUÍ: Câmara dos Vereadores realizou Sessão Itinerante na comunidade de Redonda

Vereadores: Eurivan de Paula, Sérgio Araújo, Cadá, Marcos Nunes e Felipe Maia
Foto: Ivan Souza
ABERTURA
Foi realizada no final da tarde e início da noite de ontem, terça-feira (07/02) a Sessão Itinerante, promovida pela Câmara dos Vereadores de Icapuí, na comunidade de Redonda, o local da solenidade  foi pátio da Escola Horizonte da Cidadania e contou com a presença de aproximadamente oitenta pessoas  e a presença dos vereadores Manoel Jeová da Silva  e atual presidente da Casa Legislativa (Cadá) /PSD, Marcos Nunes/PC do B, Felipe Maia/PT, Eurivan de Paula/PT e Sérgio Araújo/PT. Não compareceram a  esta sessão os vereadores: Lacerda Filho/PMDB, Antônio Carlos/PSDB e Gilson Segundo PSD.
Logo após a abertura da sessão pelo preside da Câmara, este por sua vez autorizou ao Secretário Felipe Maia a fazer leitura da Ata da última Sessão Itinerante ocorrida em Melancias.

TRIBUNA POPULA
O primeiro a fazer o uso da palavra foi o Dr. Orlando (Gerente da Fazenda Cascaju), que sobre a implantação de uma usina eólica na área da Fazenda Cascaju, o qual vai criar cerca de 600 empregos, e gostaria que essa mão-de-obra fosse aproveitada pelo povo da região.
 Em seguida falaram os representando o GRUPO RESOLVER ÉTICA E CIDADANIA: Mary Paulista falou dos principais problemas que afetam a comunidade de Redonda como infraestrutura, a iluminação pública, constante falta d’agua  e consumo de drogas; Professora Sileuda reivindicou  a construção do muro em torno da Escola Horizonte da Cidadania e a recuperação completa da Quadra de Esporte da comunidade;  Sílvia falou que apesar de ter havido uma melhora no atendimento da saúde nos últimos três meses ainda há muito que melhorar para suprir a demanda e leu uma carta que tem por objetivo chamar a atenção sobre a reponsabilidade dos  cidadãos de Icapuí; Irmão Leudo alertou sobre processo de ocupação e urbanização da comunidade e na área de assentamento, segundo ele necessita da intervenção (organização) por parte da Prefeitura; Cristina  alertou  sobre os problemas que afetam a comunidade, pois os quais deverão ser solucionados com urgência, para poder receber os turistas, principalmente no período da  Copo de 2014.

O atual secretário municipal de Ciências e Tecnologia, Raimundo Bonfim Braga (Kamundo),   enfatizou o trabalho realizado pelo Grupo Resolver, principalmente, no período da ausência das políticas públicas (ações) na região, e  aproveitou a ocasião para destacar o importante papel que tem  a Secretaria de Ciências e Tecnologia nas diversas áreas, principalmente na atividade produtiva (agricultura e pesca),introduzindo novas tecnologias.

O represando da GDTUR, o senhor Zé Glairton (Zé de Soraia), iniciou fazendo  questionando  dos quatro vereadores ausentes.  Revelou que a GDTUR tem interesse em fazer parcerias com a Secretaria Municipal de Turismo, solicitou imediata recuperação da infraestrutura da comunidade, destacando a recuperação das escadarias como também a sua iluminação.

Presidente do Sindicato dos Pescadores Tobias, falou que a UFC realizou uma pesquisa em redonda e identificou que as residências dos pescadores não são adequadas com a profissão que eles exercem Tobias, uma vez que não possuem espaço para guardar os apetrechos de pesca. Informou ainda que até o momento 523 pescadores  de Icapuí, deram entrada ao benefício  do seguro Desemprego do Pescador Artesanal e em 2012. Sugeriu a criação de um de Fundo de Ampara a Pesca (a nível municipal), com receita  de 10% de tudo que é arrecadado pela pesca no município.

Eliseu Carlos de Freitas, atual diretor do SAAE, fez um breve relato sobre a situação da autarquia municipal e chamou a atenção da população (usuários) para a importância do pagamento da taxa de consumo d’agua, o que faz garantir a manutenção do serviço com mais qualidade.

GRANDE EXPEDIENTE
Vereador Marcos Nunes falou sobre a consta que a população de Icapuí obteve  em relação a redução da Taxa da Iluminação Pública (feito do seu mandato). Chamou atenção para que a população compreenda a real situação, na qual o prefeito Jerônimo recebeu a P.M.I.
Vereador Cadá fez uma verdadeira prestação de contas do seu mandato, citando várias realizações no município e principalmente na região, como a estrada da Ponta Grossa e o asfalto da beira-mar em Redonda e etc. Finalizou, informando sobre a recuperação da estrada que liga Redonda a Praça da Liberdade, que deve iniciar ainda essa semana.
Vereador Sérgio Araújo falou da importância da Redonda no contexto histórico local, principalmente, nos movimentos sociais que influenciaram diretamente no surgimento de várias lideranças influentes no cenário político (vice-prefeito, presidente da Câmara, vereadores e secretários da municipalidade) Falou da breve passagem que teve a frente da pasta da Saúde e citou a abertura do Posto de Saúde de Redonda à noite para atender a uma reinvindicação do público, formado por pescadores entre outros.
Vereador Eurivan de Paula falou sobre a realização de uma Audiência Pública que vai ocorrer em Icapuí na área da segurança pública, e consequentemente, o problema das drogas em nosso município como um todo.  
Vereador Felipe Maia, disse se sentir comtemplado pelos que faram antes dele, apenas citou as os feitos: verba para reformar dos postos de Saúde (Redonda e Mutamba) e uma ambulância, ambos conseguidos com o deputado  estadual Dedé Teixeira. Acrescentou ainda, que recentemente algumas ações ficaram travadas em consequência dos endividamentos deixados pela gestão anterior.

ENCERRAMENTO
O presidente da Câmara vereador Manoel Jeová da Silva (Cadá) partindo do princípio que não havia  nenhum  inscrito para falar, agradeceu o comparecimento e a compreensão de todos ali presentes, e assim decidiu por encerrar a  referida Sessão Itinerante.

Por Ivan Souza

Um comentário:

  1. Vejo como uma boa iniciativa do SAAE uma campanha (permanente?) para chamar a atenção dos usuários para a necessidade do pagamento das taxas de água como forma da instituição continuar funcionando com qualidade. Isso poderia ser feito, sem muitos custos, através da FM Educativa, nas associações de moradores, nas escolas e outros espaços, para reverter a inadimplência. Precisamos de mais ações educativas!

    ResponderExcluir