sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Entrevista com Mauro Marciel Secretário da SEDEMA

Professor Mauro Marciel - Secretário da SEDEMA


O blog Icapuí na Linha realizou uma breve entrevista com o Professor e Secretário da municipalidade, Mauro Alexandrino Marciel da Costa, 26 anos, com Pós Graduação em Ensino de Geografia /UERN e em Educação Ambiental e Geografia do Semi-Árido pelo IFRN, foi recentemente convidado pelo prefeito de Icapuí, Jerônimo Felipe Reis de Sousa/PT, para assumir a pasta da Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente do nosso município.

ICAPUI NA LINHA - Como está constituída a Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente-SEDEMA?
MAURO MARCIEL - Está constituída por dois departamentos: de Produção e de Meio Ambiente.

INL - Quais os objetivos dessa importante Secretaria para o Desenvolvimento Sustentável do município?
MM - Fomentar o desenvolvimento das atividades produtivas baseado nos princípios do Desenvolvimento Sustentável em comum acordo com a Legislação Ambiental Vigente.

INL - Quais os projetos, programas e demais ações desenvolvidas por esta Secretaria?
MM - Na área de Fomento a Produção: Garantia Safra, Hora de Plantar, Compra Direta (Incentivo a Merenda Escolar), Novo Semear, Assistência Aos Produtores (Agricultura, Pesca e Zootecnia), Programa de Combate a Febre Aftosa, Leite Fome Zero, Cadastro Rural, Programa de Aquisição de Infraestrutura (Cisternas, Maquinário, Casas de Farinha etc.) e Apoia ao Microcrédito;
Na área do Meio Ambiente: Educação Ambiental, Fiscalização e Licenciamento, Vistorias, Programas de Limpezas de Praias, Construção do Plano de Gerenciamento de Recursos Sólidos, Programa Selo Município Verde, CIDA – Centro de Inclusão Digital e Ambiental, Semana do Meio Ambiente, Capacitações Sobre o Meio Ambiente, CONDEMA e CMDS (Conselhos), FUDEMA, Lei Não-Edificante, Política Municipal do Meio Ambiente e a criação do Instituto de Fiscalização e Licenciamento Ambiental - INFLA.

INL – Que programas são fomentados com recursos próprios da municipalidade?
MM – O Novo Semear (que trata do corte de terra por meio de trator); O Garantia Safra (parceria do Município e o Estado) e Selo Município Verde (parceria do Município e o Estado).

INL - Quem são os parceiros dessa empreitada para o desenvolvimento local?
MM - Os bancos oficiais: Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Caixa Econômica, Os Correios, a PETROBRÁS, ONGS da região: Fundação Brasil Cidadão, ARATU, Associações de Moradores e Entidades de Classe do município (Colônia de Pescadores e Sindicato Rural), Secretarias e Autarquias Estaduais: Secretaria do Desenvolvimento Agrário, da Pesca, de Turismo, das Cidades, EMATERCE, ADAGRI, CONPAM, IDARCE; Na esfera federal: IBGE, IBAMA, INCRA, ICMBIO, além das ONGs AQUASIS e TERRAMAR.
    
INL - Quais os desafios?
MM - Fortalecer as atividades que a Secretaria desenvolve; Cumprimento da Legislação em vigor e o Fortalecimento da Credibilidade da Secretaria junto à população.

INL - Que categorias de profissionais a SEDEMA dispõem atualmente?
MM - A Secretaria conta no seu quadro de pessoal atualmente dos seguintes profissionais: Geógrafo, Biólogo, Sociólogo, Pedagogo, Gestor Ambiental, Agrônomo, Administrador, Economista, Tecnólogo em Recursos Hídricos, Técnico de Pesca e Técnico Agrícola.

INL - Quais são as forças e fraquezas identificadas na Secretaria?
MM - Forças: Os programas e projetos desenvolvidos pela Secretaria, O Corpo Técnico e as Parcerias;
Fraquezas: Infraestrutura, dificuldade no cumprimento da Legislação e compreensão das ações da Secretaria por parte da população.

Por Ivan Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário