Com o titulo “Construindo História através da Arte”, o município mostrou com orgulho as vocações artísticas de seus munícipes. O evento foi promovido pela atual administração do município, gestão do Prefeito José Edilson da Silva.
Resgatando um pouco a história política de Icapuí, abrimos alguns parênteses para citar manchetes de jornais estaduais que participaram dessa luta pela independência, como o jornal O Povo que em junho de 1982 deu a seguinte matéria: Documento reivindica emancipação de Icapuí. O texto prosseguiu com o seguinte parágrafo:
Encontra-se em tramitação na Assembléia, substancioso documento encaminhado por lideranças políticas e comunitárias de Aracati, solicitando a emancipação política do distrito de Icapuí. O documento conta com 105 assinaturas foi protocolado sob nº. 598/82, de 13 de maio último. O trabalho foi feito graças aos esforços do universitário José Airton Cirilo da Silva, com apoio dos demais segmentos da comunidade aracatienses, e, especialmente de Icapuí.
Um ano depois, no dia 3 de novembro de 1983, outro jornal cearense, desta vez o Diário do Nordeste (DN), publica a seguinte manchete: “Icapuí, um distrito que luta pela emancipação há 24 anos”. O DN relata sobre a “história do município de Icapuí, constituído pelos distritos de Icapuí, Ibicuitaba e Cuipiranga, do município de Aracati, foi contada pelo vereador José Airton Felix Cirilo da Silva (…).
Segundo o edil, a elevação de Icapuí constitui-se uma antiga aspiração desses distritos, que há várias décadas luta para que se torne realidade”. No mesmo ano em 23 de janeiro de 1983, outro jornal, a Tribuna do Ceará, noticia o seguinte fato: Quixelô e Icapuí passam a municípios.
Novamente o jornal O Povo noticia: Plebiscito decidirá emancipação de Icapuí. “As comunidade dos distritos do Icapuí, Ibicuitaba e Cuipiranga, municípios de Aracati, preparam-se para o plebiscito no próximo dia 22, que decidirá a emancipação política. O vereador José Airton Felix Cirilo da Silva (PMDB) esteve ontem no O Povo, oportunidade em que declarou que a maioria do eleitorado daquelas três localidades deverá se pronunciar em favor do “Sim! (…)
Explicou José Airton ao jornal O Povo que o futuro município de Icapuí possui uma antiga aspiração e luta por ela desde 1º de novembro de 1957. Assim seguiram as manchetes nos jornais cearenses: Assembléia prepara processos de emancipação de distritos (DN, 24 de abril de 1984); Emenda constitucional facilita a criação de novos Municípios (DN, 28 de dezembro de 1984); Assembléia aprova importantes modificações na Constituição e cria novos municípios (DN, 11 de janeiro de 1985); Icapuí está legalmente criado (O Povo, 18 de janeiro de 1985).
Em agosto de 1985 Icapuí teve seu mais jovem candidato a prefeito, José Airton Cirilo, com apenas 28 anos. Em novembro de 1985, o recente criado município elege José Airton com a expressiva votação de 2.214 votos contra 1.559 dados ao seu opositor. “A vitória é a consolidação de um trabalho de muitos anos. O sonho está concretizado. É motivo de muita honra ser o primeiro prefeito de meu município de Icapuí”, disse José Airton ao jornal O Povo no dia 17 de novembro de 1985. Hoje Icapuí possui cerca de 17 mil habitantes.
O município já ganhou os seguintes prêmios
Em 2001 – Prêmio Cobertura do PSF, Concedido pelo governo do Estado do Ceará, por Icapuí cobrir 100% do município com o programa de saúde da família.
Em 2000 – prêmio Políticas da Saúde, Concedido pelo CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), por Icapuí efetuar 100% de cobertura vacinal.
Em 2000 – Prêmio Melhor Prefeito do Estado do Ceará, Concedido pela APRECE (Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará), o Prefeito esteve por oito vezes entre os melhores do Estado e foi escolhido entre os dez melhores prefeitos da década.
Em 2000 – Prêmio Gestão Escolar, Concedido pela Secretaria Estadual de Educação, em reconhecimento ao excelente trabalho realizado nas escolas Gabriel Epifânio dos Reis em Cajuais e Horizonte da Cidadania em Redonda.
Em 2000 – Prêmio Prefeito Criança, Concedido pela Fundação ABRINQ pelos Direitos da Criança e do Adolescente, pelo fato de Icapuí ter apresentado os melhores Indicadores Sociais nas áreas de Saúde e Educação.
Em 2000 – Prêmio Selo UNICEF-MUNICÍPIO APROVADO, ourtogado pelo UNICEF por Icapuí ter priorizado o desenvolvimento Político-Infantil na Saúde, Educação e Orçamento Participativo.
Em 1999 – Prêmio Projeto Luz, Concedido pela JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão), pela implantação bem sucedida de estratégias visando a humanização do atendimento do setor de saúde.
Em 1996 – Prêmio Destaque em Educação, Concedido pela Fundação Getúlio Vargas e Fundação FORD, em reconhecimento à universalização do ensino de Icapuí.
Em 1996 – Prêmio Programa Nacional de Municipalização do Turismo (PNMT), Concedido pela EMBRATUR pelo fato de Icapuí ter sido um dos dez primeiros municípios do país a implantar com sucesso o PNMT.
Em 1994 – Prêmio 100% de Cobertura Vacinal, concedido pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.
Em 1991 – Prêmio Criança, Paz e Educação, concedido pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência), em reconhecimento ao fato de Icapuí ter conseguido colocar todas suas crianças na escola.
Com informações do site do Deputado José Airton
Visto em Peixe Gordo News
Nenhum comentário:
Postar um comentário