sábado, 28 de janeiro de 2012

As nossas brincadeiras já foram destaque na Folhinha

Garoto de Icapuí mostra barca que fez para regata
Uma equipe do jornal Folha de SP (equipe da Folhinha) visitou o Ceará em julho de 2009 para conhecer de perto os tipos de brincadeira infantil no interior cearense. Faziam parte da equipe a jornalista Gabriela Romeu, a pesquisadora Renata Meirelles, uma dos “mestres em brincadeiras” do Mapa do Brincar, e do documentarista David Reeks, além de Gandhy Piorsky, que é pesquisador de brinquedos das crianças da serra, do sertão e do litoral do Ceará.

Os municípios de Icapuí e de Maranguape foram indicados por Gandhy, como sendo os locais a serem conhecidos. Ao tomar conhecimento dos diversos tipos de brincadeiras praticadas nos referidos municípios, Gabriela Romeu enfatizou dizendo assim:
Meninos de Maranguape brincam com helicóptero
de sabugo

 E uma das coisas que mais me chamou a atenção foi encontrar uma “infância esticada”: meninos e meninas de 14 ou 15 anos que ainda brincavam de elástico, de boizinho de pedra e de fazer barquinho, entre outras brincadeiras. Isso parece justamente o contraponto do tal encurtamento da infância sempre citado em grandes centros urbanos, principalmente. Lugares onde as crianças parecem deixar de lado cada vez mais cedo seus brinquedos e suas brincadeiras.

Por ocasião da vista foram ouvidas pessoas de várias faixas etárias, inclusive os idosos, onde os quais revelaram as brincadeiras, a confecção dos brinquedos e as e cantigas que cantavam antigamente. A conversa foi uma verdadeira volta ao passa que não volta mais, mas vários tipos de brincadeiras e cantigas foram herdados por filhos e netos que praticam em seus momentos de lazer.


Por Ivan Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário