sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Artigo: A árvore e os seus símbolos



Árvore de Natal em Icapuí (Foto: Ursula Maia)
Por Claudimar Silva - Editor

A prefeitura de Icapuí instalou na Praça Adauto Róseo, mais conhecida como Praça Central, uma árvore de natal estilizada na ornamentação daquele espaço para os festejos de fim de ano. 

A árvore é composta por faixas de tecido nas cores vermelho e branco, luzes na base e no topo que proporcionam um efeito luminotécnico interessante. Mérito dos artistas plásticos Alderi Silva e Ediberto Reis, que conseguiram esse efeito utilizando poucos recursos materiais, e acredito financeiros também.

A praça central de Icapuí é o local mais utilizado para os grandes eventos que fazem parte do calendário oficial de festas na cidade. Semana Cultural (aniversário da cidade), Feiras, Carnaval, Natal, Reveillon, entre outros, são festejados no principal ponto de encontro dos icapuienses. O local tornou-se referência para os visitantes e palco de muitos acontecimentos importantes em Icapuí. Obviamente, tal local sempre mereceu uma atenção maior no quesito decoração (esquecido nos últimos fins-de-ano), fazendo jus a sua importância de espaço de acolhimento das pessoas durante os eventos - eis uma das reais simbologias da árvore instalada nessa semana. 

Postei fotos da referida árvore de natal em minha página pessoal no Facebook (rede social que está na moda). Quis compartilhar com todos os que não podem vê-la ao vivo, para que apreciassem a ornamentação. Rapidamente muitos comentários na rede social, e posteriormente no dia-a-dia, tornaram a mencionada árvore o assunto do momento por aqui. A escolha das cores e a estrela colocada no topo da árvore, que coincidem com as cores e o símbolo do partido atual da gestão municipal, foram o foco de muitos dos comentários. Outros defendem a escolha, considerando a cores e a estrela usadas como sendo símbolos oficiais do período natalino. Porém, a maioria de todos os comentários reconhecem a beleza estética da árvore de natal, principalmente à noite sob os efeitos da iluminação. Os elogios são muitos, e as críticas refletem o velho costume do icapuiense de ver tudo pela ótica da "política".

Em uma cidade dividida politicamente pelas cores dos partidos, qualquer aplicação de quaisquer cores descamba para a manifestação popular em prol ou contra a pintura realizada. Assim, subtende-se que um partido não pode em hipótese alguma utilizar em suas realizações as cores dos partidos opositores. Por outro lado, usando as cores símbolos do seu partido são prejulgados pela suposta referência partidária. Ou seja, não importa quais as cores utilizadas pela administração pública, haverá sempre os que interpretarão a paleta de cores como publicidade do partido da situação. 

Árvores de natal, por si só, são recheadas de símbolos religiosos e culturais em todo o mundo - cada nação, cada povo tem sua forma de expressar sua identidade através de símbolos para comemorar datas especiais. Em Icapuí, além dessa simbologia universal, essa árvore em vermelho e branco abrange questões inerentes a situação política atual. A nova gestão tem adotado uma postura de resgate da identidade cultural da época das primeiras gestões petistas. Isso fica evidente nos discursos proferidos e nas ações realizadas desde o retorno ao comando da prefeitura de Icapuí. Há uma forte tendência em despertar na população os mesmos sentimentos dos tempo áureos do governo petista em nossa cidade. 
  
A ornamentação da Praça Central, e principalmente a árvore de natal estilizada, tem muito desse espírito de renovação da esperança (termo muito usado pela nova gestão). É como se as luzes e as cores usadas na decoração natalina nos remetessem a um passado próximo, onde o vermelho simbolizava a força de um povo que sempre sonhou com uma cidade próspera, e o branco representava a paz e a harmonia dos que  sonhavam, e continuam sonhando, com uma Icapuí cada vez melhor, digna para todos de todas as cores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário