Segundo Magela, haverá ganho real para todos os níveis da categoria, atendendo à principal reivindicação dos professores. O percentual deve ser a partir de 5% de ganho real da categoria, podendo chegar a 7%. “A negociação não está concluída. A intenção é que parte dos ganhos aconteça em 2011, outra parte em 2012, outra parte em 2013 e outra em 2014, para que possa haver enquadramento dessas reivindicações dentro do orçamento”, disse Magela.
O que estaria sendo discutido agora é qual será a tabela dos professores em cada nível da carreira, a partir do nível médio até o doutorado, e qual será o percentual de aumento. O Governo também está negociando, conforme Magela, o aumento do comprometimento do Fundeb para pagamento da folha dos professores. Conforme a lei do Fundeb, o comprometimento deve ser de, no mínimo, 60%. “Hoje é em torno de 65%. Porém, o Governo quer se comprometer com a categoria de que até 2014 esse comprometimento possa chegar de forma escalonada a 80%. Isso também garantia recurso para atender as reivindicações”, explicou.
A professora Penha Alencar, diretora do Sindicato dos Professores do Ceará (Apeoc), explica que haverá mais uma mesa de negociação nesta sexta-feira (4), na tentativa de formar uma tabela que traga melhorias salariais para os professores. “Não temos nenhuma proposta concreta. A negociação foi aberta e está indo bem. Mas, para fechar com chave de ouro, precisa ter a readequação da tabela de acordo com o piso”, disse.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), informa que vem mantendo diálogo constante com a categoria. Hoje, a partir das 9 horas, haverá reunião na Seduc, dando continuidade ao processo de negociações que tem como objetivo tratar da proposta do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração. A Comissão de Negociações conta com representantes da Secretaria, Sindicato Apeoc, Conselho do Fundeb e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Após o encontro, a Secretaria divulgará os resultados.
(O POVO)
Fonte:http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar
Nenhum comentário:
Postar um comentário