terça-feira, 18 de outubro de 2011

Projeto busca a navegabilidade do Porto de Barra Grande em Icapuí




O deputado federal José Airton se reuniu com engenheiro Paulo André Holanda, presidente da Companhia Docas do Ceará e técnicos da Companhia para tratar sobre o assoreamento do Porto de Barra Grande em Icapuí.
De acordo com o Deputado, essa é uma antiga demanda do povo do município, pois o Porto fica em um importante ancorador que está inviabilizado pelo assoreamento dos últimos anos. Lembra José Airton que era um local onde as antigas barcaças transportavam o sal e hoje ancoram os barcos com a produção do pescado, principalmente da lagosta. José Airton explica que a falta de infraestrutura tem comprometido o crescimento da indústria pesqueira daquela região, ameaçada pela saturação da capacidade de escoamento da produção e pela falta de condições de tráfego de embarcações de maior porte.

O projeto da dragagem do porto já vem sendo trabalhado pelo Deputado desde sua primeira legislatura quando se reuniu com o então secretário Nacional de Aqüicultura e Pesca, José Fritz. Hoje esse projeto faz parte de uma parceria com o Labomar que já fez a batimetria (medição da profundidade dos oceanos, lagos e rios), do local.

 De acordo com técnicos da Docas, o projeto precisa ser elaborado em três etapas, principalmente do estudo do fator que está causando o problema, depois será feito o estudo de impacto ao meio ambiente (RIMA), forma da contenção e a dragagem com possível engorda da praia.

 Para finalizar a pauta da reunião ficou acordado o estudo do projeto para atender a demanda do Deputado que já aprovou, na Comissão de Viação e Transporte, o Projeto de Lei nº 4338/2008 de sua autoria, que visa à realização de investimento de recursos federais na infraestrutura de transportes aquaviários do Estado do Ceará, para propiciar o aproveitamento das suas potencialidades naturais e contribuir para a elevação dos níveis de desenvolvimento econômico e social.

 Participaram da reunião, além do presidente da Companhia Docas do Ceará, o diretor de infra-estrutura e gestão portuária, Mario Jorge Cavalcante, o assessor de gestão portuária, Joaquim Bento, o coordenador de infra-estrutura, Carlos Augusto Braz e o Capitão dos Portos do Ceará, Capitão-de-Guerra-e-Mar Alessandro Sá Cavalcante.

Fonte: Site do Dep. Federal José Airton/PT-CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário