domingo, 25 de setembro de 2011

TV O POVO DESTACA CULINÁRIA DE ICAPUÍ

Taioba: o bivalve afrodisíaco

A taioba é um molusco bivalve típico dos estuários e mangues do litoral brasileiro (DIVULGAÇÃO/ TV O POVO)
A taioba é um molusco bivalde típico dos estuários e mangue do litoral brasileiro
(DIVULGAÇÃO/TV O POVO)
A taioba (Iphigenia brasiliensis), como a ostra e o mexilhão, tem a magia dos alimentos afrodisíacos. O tema apetite e sexo vem despertando na humanidade fascínio e curiosidade, desde a antiguidade. Vale lembrar: o termo “afrodisíaco” vem do grego e é utilizado a partir do século I a.C., tendo as suas origens, desde a Grécia Antiga, no nome de Afrodite, a deusa do amor, da ternura, e da sensualidade. Estudos demonstram que no reino da psique o que conta é a conexão entre as coisas, e não a diferença. Assim, embora alimento e sexo sejam coisas distintas, os dois estão intimamente ligados, já que alimento e sexo são as nossas mais primárias necessidades físicas.

A fantasia e o imaginário também são ingredientes essenciais para elaboração de um alimento, criação de símbolos imateriais gastronômicos, tão marcantes para elevação da autoestima. Assumir e tomar posse do que a mãe natureza nos legou é sinal de avanço e maturidade. Vejam, a pesca de pequena escala ou pesca artesanal é responsável por cerce de 50% de toda a produção extrativa na região, segundo dados do Ibama.

A captura da taioba pode requalificar a renda de diversas famílias, caso o bivalve seja adotado pelos praticantes da gastronomia em nossa região. Na semana passada foi ao ar pela TV O POVO a primeira série do programa Aprenda com o Chef, quando visitamos o “ninho” do amigo Abelardo Targino e apresentamos uma receita bem simples para a nossa afrodisíaca taioba. Aqui vai a receita: taioba, manteiga sem sal, cerveja pilsen, aspargos e tomates fresco produzidos em Icapuí, salsinha, pimenta dedo de moça, sal e cebola picada.

O passo a passo começa com uma larga frigideira e o dourar da cebola na manteiga, acrescidos da pimenta dedo de moça, cerveja e taioba. Em seguida, a adição dos aspargos. Acrescentar os tomates, adicionar o sal e por fim a salsinha. Servir com um galado espumante rose.

A escritora Izabel Allende já declarou: “...o único afrodisíaco verdadeiramente infalível é o amor...”

Feliz VIDA!!!!!!!

SERVIÇO

APRENDA COM O CHEF
O que: programa sobre gastronomia e cultura com o chef Fernando Barroso.
Onde: TV O POVO (canal 48 - TV aberta; 23 na Net; e 11 na TV Show) Quando: terça à sexta ás 20h25min. Reprise de quarta à sábado às 10h25min. Aos domingo reprise dos quatro programas às 13 e 23 horas.
Confira a receita:


Fernando Barroso
fernandobarroso@opovo.com.br

 FONTE:http://www.opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário