terça-feira, 16 de agosto de 2011

Icapuí: RPPS - Demonstrativo da Avaliação Atuarial - 2009


Demonstrativo de Resultados da Avaliação Atuarial - 2009

  CE - PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ
  CNPJ : 10393593000157
  SIAFI : 981593
  Cadastro de
  Nome do Plano : Regime Próprio de Previdencia Social dos Servidores do Município de Icapuí - ICAPREV


QUADRO 1 - Dados do Regime Próprio de Previdência - RPP
1.1 Avaliação Atuarial
Data da Avaliação: 22/7/2009
Data-Base: 1/12/2008
Descrição da População Coberta:Servidores ativos e inativos, inclusive seus dependentes, e os pensionistas do plano de benefícios.
Obs: Data da Avaliação deve ser maior que a Data-Base
Data-Base: data de extração das informações cadastrais
1.2 Plano de Benefícios, Regime Financeiro e Método de Financiamento
Benefícios do PlanoRegime
Financeiro *
Método **
Sim Aposentadorias por Idade, Tempo de
 Contribuição e Compulsória
CAPAgregado
Sim Aposentadoria por InvalidezCAPAgregado
Sim Pensão por Morte de segurado AtivoCAPAgregado
Sim Pensão por Morte de Aposentado por Idade,
 Tempo de Contribuição e Compulsória
CAPAgregado
Sim Pensão por Morte de Aposentado
 por Invalidez
CAPAgregado
Sim Auxílio-doençaCAPAgregado
Sim Salário-maternidadeCAPAgregado
Sim Auxílio-reclusãoCAPAgregado
Sim Salário-famíliaCAPAgregado
* Regime Financeiro
RCC = Repartição de Capitais de Cobertura 
RS = Repartição Simples
CAP = Capitalização

** Método de Financiamento
UC = Crédito Unitário 
PUC = Crédito Unitário Projetado
PNI = Prêmio Nivelado Individual
IEN = Idade de Entrada Normal
QUADRO 2 - Hipóteses
2.1 Hipóteses Financeiras
HipótesesValores
 Taxa de Juros Real6,00
 Taxa Real de Crescimento do Salário por Mérito1,00
 Projeção de Crescimento Real do Salário por Produtividade1,00
 Projeção de Crescimento Real dos Benefícios do Plano1,00
 Fator de Determinação do valor real ao longo do tempo Dos Salários100,00
 Fator de Determinação do valor real ao longo do tempo Dos Benefícios100,00
2.2 Hipóteses Biométricas
HipótesesValores
 Novos Entrados *Nula
 Tábua de Mortalidade de Válido (evento gerador morte)Outros
 Tábua de Mortalidade de Válido (evento gerador sobrevivência)Outros
 Tábua de Mortalidade de Inválido **Outros
 Tábua de Entrada em Invalidez ***alvaro
 Tábua de Morbidez
 Outras Tábuas utilizadas
 Composição Familiar O Grupo familiar do servidor casado, caso nao o tenha informacoes, será de conjuge mais dois filhos. A diferenca entre a idade do filho menor de 21 anos e do servidor sera de 25 anos e a diferenca entre a idade do filho menor e do filho mais velho sera 2 anos.
* Descrever a hipótese de comportamento da contratação de novos servidores.
** Tábua de Mortalidade de Inválido EIAPC = Experiência IAPC
*** Tábua de Entrada em Invalidez AV = Álvaro Vindas


QUADRO 3 - Resultados
3.1 Valores
CamposValores da avaliação atuarial em R$ *
Benefícios - Regime de CapitalizaçãoBenefícios - Regime de Repartição
 Ativo do Plano4.627.202,10
 Valor Atual dos Salários Futuros94.396.741,25
 Valor Atual dos Benefícios Futuros (Benefícios a conceder)27.363.853,28
 Valor Atual dos Benefícios Futuros (Benefícios concedidos)4.544.454,93
 Valor Atual das ContribuiçõesFuturas do Ente(Benefícios Concedidos)0,00
 Valor Atual das Contribuições Futuras do Ativo, Aposentado e Pensionista
 (Benefícios Concedidos)
0,00
 Valor Atual das Contribuições Futuras do Ente (Benefícios a Conceder)9.977.735,55
 Valor Atual das Contribuições Futuras do Ativo, Aposentado e Pensionista (Benefícios a Conceder)10.383.641,54
 Valor Atual da Compensação Financeira a Receber3.933.830,25
 Valor Atual da Compensação Financeira a Pagar0,00
 Resultado Atuarial: (+) Superávit / (-) Déficit- 2.985.898,77
* Preencha os valores com centavos sem vírgulas. Por exemplo: Para 1.593,75 deve ser 
informado 159375
3.2 Plano de Custeio - Alíquotas de Equilíbrio Definidas na Avaliação Atuarial
ContribuinteCusto Normal *Custo Suplementar *
 Ente Público12,573,17
 Servidor Ativo11,000,00
 Servidor Aposentado11,000,00
 Pensionista11,000,00
 Base de Incidência das Contribuições do Ente Público **FRAPAPFRAPAP
Observações 
* Caso haja segregação das alíquotas de contribuição por faixa salarial, idade ou outros critérios, 
tal divisão deverá ser detalhada no paracer atuarial.

** Base de Incidência
FRA = Folha de remuneração dos ativos
FRA - PA = Folha de remuneração dos ativos e proventos dos aposentados
FRA - PAP = Folha de remuneração dos ativos e proventos dos aposentados e pensionistas
FRA - PP = Folha de remuneração dos ativos e proventos dos pensionistas
FPA = Folha de Proventos dos aposentados
FPP = Folha de proventos dos pensionistas
FPAP = Folha de proventos dos aposentados e dos pensionistas
3.3 Plano de Custeio por Benefício - Alíquotas de Equilíbrio Definidas na Avaliação Atuarial
BenefícioCusto Normal *Custo Suplementar *
 Aposentadoria por Idade, Tempo de Contribuição e Compulsória12,603,17
 Aposentadoria por Invalidez0,780,00
 Pensão por Morte de Segurado Ativo2,110,00
 Pensão por Morte de Aposentado por Idade, Tempo de Contribuição e Compulsória2,170,00
 Pensão por Morte de Aposentado por Invalidez0,780,00
 Auxílio Doença2,950,00
 Salário Maternidade0,150,00
 Auxílio Reclusão0,010,00
 Salário Família0,010,00
 Base de Incidência das Contribuições **FRAPAPFRAPAP
* Caso haja segregação das alíquotas de contribuição por faixa salarial, idade ou outros critérios, 
tal divisão deverá ser detalhada no paracer atuarial.

** Base de Incidência
FRA = Folha de remuneração dos ativos
FRA - PA = Folha de remuneração dos ativos e proventos dos aposentados
FRA - PAP = Folha de remuneração dos ativos e proventos dos aposentados e pensionistas
FRA - PP = Folha de remuneração dos ativos e proventos dos pensionistas
FPA = Folha de Proventos dos aposentados
FPP = Folha de proventos dos pensionistas
FPAP = Folha de proventos dos aposentados e dos pensionistas

QUADRO 6 - Parecer Atuarial
1. INTRODUÇÃO A Avaliação Atuarial Anual, descrita neste documento é relativa à posição de 01/01/2009 do Regime Próprio de Previdência Social - RPPS, no Estado do CEARÁ. Levou-se em consideração à referida avaliação o regime financeiro, o rol de benefícios, o método de custeio e as premissas atuariais, em consonância com a realidade do RPPS. E está em obediência à legislação federal que rege o funcionamento da Previdência Social dos Entes Estatais, incluindo-se as determinações legais referentes à transição imposta pela Reforma da Previdência do setor Público e às novas de elegibilidade. A Avaliação Atuarial contempla os cálculos atuariais determinantes das alíquotas de contribuição atuarialmente equilibradas e suficientes para fazer jus a todas as obrigações futuras do RPPS junto as servidores ativos, inativos e pensionistas. 2. SITUAÇÃO DA BASE CADASTRAL A base de dados utilizada nesta avaliação atuarial contém informações sobre os servidores ativos e inativos do Município de ICAPUÍ à data base de 01 de dezembro de 2008. As inconsistências verificadas encontram-se relacionadas na Avaliação Atuarial, porém não constitui, no nosso entendimento, motivo relevante para a invalidação dos resultados aqui apresentados, porém entendemos ser necessária uma permanente revisão, manutenção e atualização dos dados correspondentes, visando à obtenção de um cadastro continuamente consistente. 3. ATIVO LÍQUIDO DO PLANO O ativo líquido do plano, em dezembro de R$ 4.627.202,10 (quatro milhões seiscentos e vinte e sete mil duzentos e dois reais e dez centavos), sendo R$ 2.148.476,76 (dois milhões cento e quarenta e oito mil quatrocentos e setenta e seis reais e setenta e seis centavos) referentes à TCPD. 4. CUSTEIO DO PLANO E EXPECTATIVA DE EVOLUÇÃO FUTURA A alíquota necessária para equilibrar atuarialmente o RPPS foi estimada em 23,57% (vinte e três vírgula cinqüenta e sete por cento), competindo 11% (onze por cento) aos servidores ativos, inativos e pensionistas, enquanto a prefeitura arcará com uma alíquota de 12,57% (doze vírgula cinqüenta e sete por cento). Os custos suplementares são destinados para amortizar o passivo atuarial não fundado do plano. Entende-se como passivo atuarial não fundado, a discrepância que se desenvolve entre os ativos do plano e o passivo atuarial determinado prospectivamente. Logo, o custo suplementar é o “custo normal” do plano destinado à amortização do Valor Presente Atuarial dos Benefícios Futuros da idade atual até a idade de aposentadoria. A insuficiência dos custos normais para amortizar o Valor Presente Atuarial dos Benefícios Futuros cria um passivo não fundado que, em troca, gera um custo suplementar. O custo suplementar apurado na presente avaliação atuarial necessário para fundar o passivo atuarial não fundado é expresso sob uma alíquota extraordinária de 3,17% (três vírgula dezessete por cento). 5. DÉFICIT ATUARIAL Sob a metodologia de cálculo utilizada, sob as hipóteses atuariais, financeiras e demográficas adotadas e sob as informações disponibilizadas pelo RPPS do município de ICAPUÍ o déficit atuarial em dezembro de 2008 foi estimado em R$ 2.985.898,77 (dois milhões novecentos e oitenta e cinco mil oitocentos e noventa e oito reais e setenta e sete centavos), representando 3,17% (três vírgula dezessete por cento) das remunerações de contribuição futuras da atual massa de segurados. 6. EXPLICAÇÃO DAS DIVERGÊNCIAS QUANTO AOS DRRA ANTERIORES Apresenta-se nesta seção breve explicação sobre as divergências obtidas entre esta DRAA e aquelas dos anos anteriores, especialmente aquela do exercício de 2008. A variação no ativo líquido do plano não será motivo de maiores explanações, afinal trata-se de mutação puramente financeira, já ocorrido, decorrente dos rendimentos de mercado e, principalmente, dos resultados financeiros observados todos os meses, conforme Demonstrativos Previdenciários. O Valor Atual dos Salários Futuros decresceu 6,17% (seis vírgula dezessete por cento) entre 2009 e 2008. Justifica-se tal variação, principalmente, pela redução do número de segurados ativos em 4,50% (quatro vírgula cinqüenta por cento). O Valor Atual dos Benefícios Futuros (Benefícios a Conceder) decresceu 22,97% (vinte e dois vírgula noventa e sete por cento) sobre o valor observado no exercício de 2008. Justifica-se tal variação pela revisão do tempo de contribuição junto ao RGPS referente a cada segurado, o que implicou no aumento do tempo residual médio de contribuição para eleição ao benefício de aposentadoria por idade e tempo de contribuição, significando maior tempo de vida laboral, portanto um menor período de usufruto dos benefícios concedidos pelo RPPS. O Valor Atual dos Benefícios Futuros (Benefícios Concedidos) cresceu 144,24% (cento e quarenta e quatro vírgula vinte e quatro por cento) quando comparado ao exercício anterior. Justifica-se tal variação pela substituição da tábua de sobrevivência de válidos e inválidos, bem como pelo significativo aumento do número de segurados na inatividade, algo em torno de 73,43% (setenta e três vírgula quarenta e três por cento). O Valor Atual das Contribuições Futuras do Ente (Benefícios a Conceder) decresceu 28,71% (vinte e oito vírgula setenta e um cento). O Valor Atual das Contribuições Futuras do Ativo, Aposentado e Pensionista (Benefícios a Conceder) decresceu 6,17% (seis vírgula dezessete por cento) sobre o valor calculado para o exercício de 2008. Tais variações se devem a redução do número de segurados ativos em 4,50% (quatro vírgula cinqüenta por cento), bem como a mutações naturais nas vantagens de caráter provisório que compõem a remuneração de contribuição de cada um dos servidores titulares de cargo efetivo. O Valor Atual da Compensação Financeira a Receber foi estimado em R$ 3.933.830,25 (três milhões novecentos e trinta e três mil oitocentos e trinta reais e vinte e cinco centavos) em função das informações fornecidas pelo RPPS de ICAPUÍ e das hipóteses adotadas na avaliação atuarial anual. O decremento observado deve-se a revisão do tempo de contribuição junto ao RGPS referente a cada segurado, o que implicou na redução do tempo residual médio de contribuição junto ao RGPS para computo da compensação financeira a receber junto ao INSS, significando maior tempo de vida laboral junto ao RPPS. O RPPS apresenta um resultado atuarial negativo, portanto um déficit, da ordem de R$ 2.985.898,77 (dois milhões novecentos e oitenta e cinco mil oitocentos e noventa e oito reais e setenta e sete centavos) em função, principalmente, da revisão dos valores referentes à compensação financeira a receber junto ao INSS. 7. CONCLUSÕES De acordo com, i) a legislação vigente que tange os RPPS, ii) as informações prestadas pela Prefeitura Municipal de ICAPUÍ, iii) o rol de benefícios do RPPS de ICAPUÍ, e iv) as hipóteses e método atuarial de avaliação e custeio adotado, observamos que o respectivo regime, sob o enfoque atuarial, encontra-se equilibrado, sob o atual plano de custeio, conforme retratado abaixo: • 11,00% (onze por cento) para os servidores efetivos; • 11,00% (onze por cento) para os servidores inativos e para os pensionistas para a parcela remuneratória que exceder o teto de remuneração do RGPS; • 12,57% (doze vírgula cinqüenta e sete por cento) para o ente público municipal; e • 3,17% (três vírgula dezessete por cento) referente a custo suplementar, com vigência entre janeiro de 2010 e dezembro de 2043. Portanto, é imprescindível a manutenção do atual plano de custeio para a manutenção do equilíbrio atuarial acima citado. Fortaleza, 22 de julho de 2009. ____________________________________ Tulio Pinheiro Carvalho Atuário – MIBA 1.626 ARIMA Consultoria Atuarial, Financeira e Mercadológica Ltda.


QUADRO 7 - Certificado
Certifico para os devidos fins, que este Demonstrativo representa o Resumo do Cálculo Atuarial por mim realizado, sendo os resultados de minha inteira responsabilidade para quaisquer aspectos legais.

7.1 Atuário Responsável pela Avaliação
Nome:TULIO PINHEIRO CARVALHO
MIBA:1626
CPF:85254789387
Correio eletrônico:TULIO@ARIMACONSULTORIA.COM.BR
Telefone:(085) 32748063
Data:16/8/2011
Assinatura:_____________________________

Certifico para os devidos fins, que este é o Demonstrativo Oficial, referente ao exercício em questão, estando ciente das informações repassadas pelo atuário responsável técnico.

7.2 Representante Legal do RPPS
Nome:MARIA IRISVANDA DE SOUSA VIANA BRAGA
Cargo:PRESIDENTE
CPF:30102200300
Correio eletrônico:irisvandaviana@hotmail.com
Telefone:(088) 34321148
Data:16/8/2011
Assinatura:_____________________________

Avisos:
O preenchimento do campo "Descrição da População Coberta" é obrigatório
O campo "Taxa de Juros Real" deve ter valor maior que 0 e menor que 6
O campo "Projeção de Crescimento Real do Salário por Produtividade" deve ter valor maior que 0 e menor que 1
O campo "Valor Atual dos Benefícios Futuros (Benefícios a conceder) - Repartição" é facultativo e não foi preenchido
O preenchimento do campo "Valor Atual do Resultado Atuarial - Capitalização" é obrigatório
O campo "Valor Atual das Contribuições Futuras do Ente (Benefícios a Conceder) - Repartição" é facultativo e não foi preenchido
O campo "Valor Atual das Contribuições Futuras do Ativo, Aposentado e Pensionista (Benefícios a Conceder) - Repartição" é facultativo e não foi preenchido
O campo "Aposentadoria Invalidez - Quantidade - Sexo Feminino" é facultativo e não foi preenchido
O campo "Aposentadoria Invalidez - Quantidade - Sexo Masculino" é facultativo e não foi preenchido
O campo "Aposentadoria Invalidez - Remuneração Média - Sexo Feminino" é facultativo e não foi preenchido
O campo "Aposentadoria Invalidez - Remuneração Média - Sexo Masculino" é facultativo e não foi preenchido
O campo "Aposentadoria Invalidez - Idade Média - Sexo Feminino" é facultativo e não foi preenchido
O campo "Aposentadoria Invalidez - Idade Média - Sexo Masculino" é facultativo e não foi preenchido


Fonte;http://www1.previdencia.gov.br

 



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