sábado, 2 de julho de 2011

ENTREVISTA COM MARCUS REBOUÇAS PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE ICAPUÍ/PT

De acordo com o que havíamos anunciado anteriormente, na publicação (postagem) do dia 24 de maio desde ano, que o blog ICAPUÍ NA LINHA, estaria postando uma série de entrevistas com as personalidades do nosso município, que pretendem concorrer ao cargo de prefeito do município de Icapuí nas eleições de 2012.
Finalmente, esse dia chegou, e é com muita satisfação que apresentamos a primeira entrevista ao nosso público, e que certamente estava aguardando, com muita ansiedade vista a importância que é dada ao assunto.

 Veja entrevista completa com   MARCUS REBOUÇAS
01 – Quem é o cidadão Marcus Rebouças?
R – Sou Marcus Vagne Félix Rebouças, nasci e me criei aqui em Icapuí, cidade da qual eu me orgulho muito e que tenho muito amor, nasci no pé-da-serra de Icapuí, onde criei minhas raízes e que nunca abandonei, sou simples e humilde e aprendi isto com esse povo, sou filho de Neném de Pedro Amâncio e de Fátima de Geraldo Félix, minha mãe foi professora desde muito jovem, quando Icapuí ainda não era um município e contribuiu na formação de muitos filhos de Icapuí, como exemplo posso citar o Deputado Federal José Airton, Deputado Estadual Dedé Teixeira, Iran Félix entre outros.
Tenho três filhos (Ian, Marcus e Matheus) e quatro irmãos ( Marta Silêda, Mardônio, Magna e Maikon).
Sai da minha terra muito jovem para lutar e buscar trabalho, trabalho este que me fez hoje uma pessoa realizada financeiramente, gosto muito do trabalho, pois é ele que me dá dignidade e a possibilidade de poder ajudar as pessoas que necessitam, quero dizer que nunca abandonei Icapuí, o meu trabalho não é aqui, mas isso nunca foi motivo para que eu pudesse me distanciar da minha terra, aqui estão meus amigos, minha família, meu pai, irmãos, tios, primos.
A minha historia de vida sempre teve muito ligada á Icapuí, tenho casa aqui e quero contribuir com o meu povo.
Sou filiado ao Partido dos Trabalhadores a mais de 8 anos e me filiei por que acredito que esse partido tem muito a ver com o que eu acredito do trabalho, por que tem homens e mulheres que tem coragem e determinação para mudar o rumo da história e aqui quero fazer uma referência especial a pessoa que é meu exemplo de vida como pessoa política que tem determinação e que vai a luta sem medo, que e nosso querido Lula.

02 – Por quais motivos o senhor pretende ser Prefeito de Icapuí?
R – Pretendo ser Prefeito para melhorar as condições de vida do nosso povo, pois vejo que tenho esta condições com minhas ideias e projetos que pretendo implementar. Incomoda-me profundamente ver a nossa gente perdendo qualidade de vida e sendo obrigada a sair do município em busca de sobrevivência em outros locais. Reúno as condições necessárias para ser prefeito da nossa cidade, pois tenho: Vontade de ajudar a resolver os problemas sociais; responsabilidade; honestidade; capacidade de observação; capacidade de distinguir prioridades; capacidade de organização; dinamismo; disciplina e espírito de liderança; capacidade de descentralizar as ações e uma vontade grande de ajudar principalmente aos que mais necessitam dos serviços públicos.

03 – O Senhor se acha devidamente preparado para governar o nosso município?
R – Sim, reconheço que a governança não é tarefa fácil, especialmente hoje com os vícios e desvios de condutas no trato das questões públicas, mas estou me preparando para encarar este desafio com seriedade, dignidade e principalmente com muito respeito ao povo que vai me eleger Prefeito da minha cidade. Como empresário sou bem sucedido, como homem de negócio estou realizado e me sinto a vontade de encarar a gestão pública com todas as dificuldades porem com a certeza de fazer uma boa gestão e poder ajudar aos meus conterrâneos.

04 – Para o Senhor, quais são as três maiores problemas que afetam a nossa população?
R – Muitos são os problemas que enfrentamos hoje na nossa terra, mas para efeito de resposta a sua indagação vou priorizar alguns destes problemas. Primeiro é a baixa autoestima do nosso povo, que no inicio tínhamos um grande orgulho de ser Icapuiense e não vejo mais este orgulho nos olhos da nossa gente. Segundo é a evasão dos nossos conterrâneos para outros locais em busca de sobrevivência e em terceiro é a falta de trabalho que proporcione a nossa população a sua sobrevivência com dignidade.

05 – Na condição de Prefeito, qual seria a pauta de prioridades para Icapuí?
R – De todas as políticas públicas municipais a mais importante a nosso ver é a EDUCAÇÂO e SAÙDE, sei que constitucionalmente temos de investir pelo menos 25% das receitas municipais na educação e 13% na saúde e digo que nenhuma das duas alíquotas não é suficiente diante dos desafios da universalização e qualificação da educação e saúde, temos que voltar a investir pesado nestas áreas, na rede física, na qualificação dos professores e dos profissionais da saúde, na recuperação dos salários e de melhores condições de trabalho. A nossa juventude tem que ser preparada para ingressar no nível superior e ser qualificada para o mercado de trabalho. Na saúde temos que trabalhar preventivamente evitando a doença aumentando as equipes do programa saúde da família, fazer funcionar bem o hospital e os postos de saúde com médicos especialistas e ter remédios para distribuir conforme as receitas médicas. Fazer com que os agentes de saúde realizem um bom trabalho, enfim trabalhar com saúde preventiva.

06 – Qual o seu compromisso como Prefeito em relação aos segmentos sociais:
a) Juventude? – Garantir educação de qualidade, lazer sadio e oportunidade de trabalho.


b) Pescadores? – Garantir a inclusão destes profissionais nas políticas pública dos governos Federais, Estaduais e Municipais. Investir em qualificação destes profissionais para as novas tecnologias de pesca disponíveis; Introduzir a criação em cativeiro de peixes oceânicos com tecnologia já disponível no Ministério da Pesca (Aqui em Pernambuco já temos viveiros com criação de beijupirá e de outras espécies); Migrar parte destes profissionais para outras atividades, capacitando-os e investindo em outros ramos de produção. Enfim possibilitar a estes profissionais novas perspectivas de sobrevivência sem sair do município.

c) Funcionários Públicos? – Em primeiro lugar o funcionário público é um servidor público, isto é, da população que paga através dos impostos os seus salários sendo extremamente necessário buscar comprometer estes servidores públicos com os serviços prestados a esta população, porem para que isto aconteça com agilidade e eficiência é necessários termos servidores capacitados, recebendo salários dignos e principalmente com autoestima elevada. Para isto é necessário termos uma política direcionada para os servidores que contemple: 1 – Planos de cargos e carreira com recuperação de salários; 2- condição digna de trabalho; 3 – Garantias de aposentadorias sem queda de salários e capacitação para proporcionar melhoras na qualidade dos serviços prestados.


07 – Como Prefeito de Icapuí, o que faria para enfrentar os desafios:
a) Das drogas? – Este é um dos grandes problemas da atualidade, principalmente com a expansão do consumo de crack entre os jovens, sabemos que não será fácil enfrentar este problema, mas tenho convicção que podemos amenizar com políticas direcionadas aos jovens e as suas famílias. Em primeiro lugar penso ser importante realizarmos um grande seminário para discutir e encaminhar as soluções que venham a ser elencadas. Podemos criar um Conselho antidrogas para acompanhar o desenvolvimento das políticas na área: 1 – Investir em lazer para juventude; 2 – Aumentar os contatos dando apoio às famílias que tem filhos usuários; 3 – Aumentar o contingente policial para combater o tráfico; 4 – Dar tratamentos dignos aos usuários e encaminhar estes ao mercado de trabalho.

b) Desemprego? – A Prefeitura não tem condições de abrigar e ser a única alternativa de trabalho na cidade, pois entendo ser o concurso público a porta de entrada do serviço público. Tenho algumas ideias para facilitar a entrada dos jovens no mercado de trabalho. Nosso município é privilegiado por uma paisagem de rara beleza e devemos explorar sustentavelmente estas dádivas que Deus nos deu, além de atrair empresas para nosso município que venhas a gerar trabalho e renda ambientalmente correto. Vejamos alguns pontos importantes nesta área: 1 – Capacitar nossos jovens para o mercado de trabalho; 2 – Possibilitar que nossa juventude seja empreendedora e criem empresas sustentáveis com acesso ao crédito para gerar trabalho e riqueza no município; 3 – Atrair empresas sérias e comprometidas com a sustentabilidade socioambiental para gerar trabalho e renda no município; 4 – Incrementar as aptidões que o município oferece: Turismo, pesca, agricultura, comercio e prestação de serviços.

c) Pesca predatória? – A pesca predatório penso que todos nós somos contra, porem temos que dar alternativas a quem explora esta atividade de forma irregular para ter seu sustento com dignidade. Podemos citar: Capacitação destes profissionais para explorar de forma correta a atividade; Capacitação profissional no sentido de diversificar as áreas de trabalho, possibilitando a migração para outros setores econômicos; Inclusão nos programas governamentais do Governo Federal; e incrementar as políticas já citadas nos compromisso com os pescadores.

08 – Qual a sua avaliação a respeito do atual momento político-administrativo de Icapuí?
R – Não quero julgar as gestões passadas, pois penso ser importante olhar para o futuro, afirmo que o político que olha pelo retrovisor está querendo dar ré e não é esta minha intenção, quero dar passos para frente buscando melhorar o que está bom e estancar as ações que não apresentem ganhos para população. Não quero aqui me eximir de qualquer avaliação, pois sei que muita coisa boa foi feita e muitos erros foram cometidos, mas vejo com tristeza que as últimas gestões não acompanharam o ritmo criativo e empreendedor das políticas públicas anteriormente implantadas no nosso município. Não quero julgar as gestões passadas, pois penso ser importante olhar para o futuro, afirmo que o político que olha pelo retrovisor está querendo dar ré e não é esta minha intenção, quero dar passos para frente buscando melhorar o que está bom e estancar as ações que não apresentem ganhos para população. Não quero aqui me eximir de qualquer avaliação, pois sei que muita coisa boa foi feita e muitos erros foram cometidos, mas vejo com tristeza que as últimas gestões não acompanharam o ritmo criativo e empreendedor das políticas públicas anteriormente implantadas no nosso município.

3 comentários:

  1. o futuro é feito de passado e de presente.as vezes para consertar um erro precisamos olhar pra trás e ver onde erramos.o sonho é um pensamento que fica no passado quando o realizamos.portanto.precisamos não só julgar mais falar dessa realidade.nós estamos no presente que se faz futuro.pois a gestão é atual e não passada.mais sinto que a utopia é uma constante em sua vida.Isso é bom!com pé no chão e coragem na garganta. É preciso.

    ResponderExcluir
  2. marcos rebouças é o cara mais preparado para governar a nossa cidade.
    o amor por aquilo que desejamos fazer é o bastante para que consigamos quebrar todos os obstaculos que venham a nos atrapalhar.
    e amor por nossa cidade o marcos rebouças rei dos parabrisas tem de sobra......

    ResponderExcluir
  3. marcos fala de questoes fundamentais que estar acontecendo em icapui muitos buscam oportunidades fora de icapui; o brilho no olhar do povo; que ja nao e mais o mesmo e ajudar os pescadores. .acredito que marcos seria o melhor para icapui pois so amando icapui para se sentir pela sua gente. eu e minha familia acreditamos em voce.

    ResponderExcluir