segunda-feira, 27 de junho de 2011

Filhos em casa exigem trabalho dobrado



Quando se trata de crianças, pequenos detalhes podem evitar acidentes. Confira algumas dicas Publicada em 27/06/2011


RIO - Com mais de 30 anos de carreira, o arquiteto Aristóteles Queiroz, da Arquitetarte, não cansa de repetir um ditado que, apesar de clichê, é essencial para quem tem filhos em casa: todo cuidado é pouco. O lar pode ser um lugar nem tão doce assim para as crianças. Afinal, elas têm o costume de correr, pular e de dar cambalhotas por todos os lados onde haja espaço. Pisos escorregadios e quinas podem representar obstáculos físicos danosos.


Móveis com vidro simples ou de aço inox devem ser evitados. No banheiro, vale investir em barras de apoio. As escadas também ser motivo de atenção. Degraus curtos e baixos e corrimãos de cada lado são elementos essenciais para garantir a segurança.
- São preocupações que muitos arquitetos não reparam. Inclusive nas faculdades, estas questões sobre os cuidados com as crianças são negligenciadas - critica Queiroz.
Um grande risco está na cozinha. Queimaduras, intoxicações e quedas estão entre as consequências de um ambiente mal planejado. A grande quantidade de objetos cortantes também deve ser uma preocupação.
- Os produtos cortantes, tóxicos ou que podem causar queimaduras devem estar sempre em lugares altos. Uma boa ideia é colocar lacres em gavetas e armários de maneira que impeça as crianças de os abrirem e terem alguma chance de se machucar - aconselha a personal organizer Thais Beraha.
Em relação às quinas, uma solução simples é aplicar protetores de silicone nas pontas de madeira e de vidro:
- As pessoas já têm conhecimentos sobre muitos cuidados a serem tomados para evitar acidentes com os filhos. Só que sempre há algo mais que possa ser feito para evitar hematomas e arranhões, protegendo a integridade das crianças - argumenta Thais.
Algumas dicas de cuidados para casas com crianças, por Aristóteles Queiroz:
Piscina:
Um conselho é que ela seja coberta por uma lona, principalmente se a criança não souber nadar. Vale também o cuidado com a sucção de filtragem da piscina quando em funcionamento, evitando as brincadeiras perto do motor.
Escada:
Recomenda-se a colocação de um portão para impedir o sobe-e-desce da criança. O melhor é que ela passe o dia inteiro na parte de baixo da casa, sempre em companhia de um adulto, com todos os brinquedos necessários para a sua diversão.
Varanda:
Para quem tem varanda no segundo andar, é aconselhável trancar a porta do acesso ou colocar uma tela de segurança.
Cozinha:
Deixe as saídas do gás e aquecedor fechadas. Não deixe jogos de facas à mostra. As crianças são curiosas por natureza.
Material de limpeza:
Cuidado com os materiais de limpeza. Uma boa dica é ter um armário com chave para esse tipo de material. O mesmo vale para os armários de remédio.
Bocais de tomadas:
O ideal é colocar um tapador de tomadas para que as crianças não coloquem o dedinho nas mesmas.
Banheiro / Banheira:
Tenha um tapete antiderrapante e, de preferência, emborrachado, dentro e fora da banheira. Se tiver uma banheira ou se quiser colocar uma nova na casa, preste atenção com o funcionamento do importante "ladrão" de água, um sistema que cessa a água, não deixando-a transbordar.
Tapete:
Caso o tapete escorregue, troque-o por um antiderrapante.
Quinas de mesas e outros móveis: 
Coloque os protetores de quina, de silicone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário